25 de fevereiro de 2013

Nandu

O Nandu é a maior ave do continente americano, contudo é a mais pequena da aves corredoras incapazes de voar a seguir à avestruz, ao casuar e à ema. Tem cerca de 1,50m de altura. Encontra-se nas extensões das pampas e dos planaltos da América do Sul. A sua área de distribuição estende-se do Nordeste do Brasil ao Centro da Argentina. 
Os nandus movimentam-se em pequenos grupos que contam geralmente uma dezena de aves, mas, por vezes, reúnem-se em grupos mais numerosos, de até 30 ou 40 indivíduos. Alimenta-se de folhas, ervas, sementes, mas também insectos, invertebrados, pequenos répteis, ou seja quase tudo o que seja comestível!
Tal como acontece nas avestruzes, é o macho que cuida da sua progenitura e toma conta da confecção do ninho rudimentar, após o que choca os ovos postos ao nível do solo por várias fêmeas antes de se ocupar de vigiar as crias, que começam a andar logo que nascem.
Actualmente esta ave está protegida por lei contudo a sua caça ainda é autorizada mas sujeita a restrições. O nandu-de-darwin é considerado o mais ameaçado beneficiando assim de medidas de protecção mais abrangentes. A espécie está presente em vários locais da América do Sul.

Fonte: WETTER, B., Animais a proteger, Girassol, Sintra.

10 comentários:

Anónimo disse...

biologia e geologia e física e química A. algumas pessoas da minha turma inscreveram-se no de filosofia mas eu não quis. :s

Anónimo disse...

Quantos ovos é que eles costumam chocar?
Beijinhos :3

Anónimo disse...

sim, as aulas vão acabar mais cedo mas já tive a ver o tempo e parece-me pouco para 8 livros :s

Anónimo disse...

tens razão! tenho de me acalmar, pá :)

a disse...

e eu gosto de todos os teus posts, continuaaaaa :D

Audrey Deal disse...

Ohhh é lindo! Há quanto tempo te interessas por animais?

Audrey Deal disse...

Eu estou em Marketing mas o meu sonho era mesmo investigação criminal, por causa do Max xD Mas pronto, estou bastante satisfeita :D

Audrey Deal disse...

Porque cá em Portugal é mais complicado e a faculdade era no Porto xD Pensei em seguir direito e depois ir para a polícia e fazer especialização, mas pronto, vim parar ao Marketing, era outra coisa que gostava e hoje não me arrependo!

Audrey Deal disse...

É interessante, estudamos as pessoas, os mercados, etc.
Adorei a comunidade :D Obrigada por teres partilhado

Fifi disse...

Parece uma avestruz :P

P.S. tem receitas fantásticas,tão boas, eu perco-me a sério :P

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...