Em perigo crítico |
O kakapo é o mais estranho de todos os papagaios do Mundo: leva uma existência solitária, nunca se reunindo em bando como os seus primos, é nocturno, vive no solo e não nas árvores e tem uma plumagem discreta. O kakapo vive apenas na Nova Zelândia, onde frequenta as densas florestas húmidas. Os primeiros colonos europeus chamaram-lhe "papagaio-mocho".
O kakapo não se deixa ver facilmente, mas é fácil detectar a sua presença graças aos rastos que deixa no solo seguido sempre os mesmos itinerários e que parecem pegadas de pequenos mamíferos.
Outrora abundante
Quando os colonos chegaram à Nova Zelândia, o kakapo era abundante. Os agricultores capturavam-no com grande facilidade e um grande número destas aves passou assim para o tacho. Mais grave ainda, a introdução de predadores pelos Europeus acelerou a rarefacção deste papagaio muito especial: com efeito, os ratos, os cães, os gatos, os arminhos e outras espécies introduzidas pelo Homem atacam os ovos do kakapo. O veado, também introduzido na Nova Zelândia pelo homem, provocou uma diminuição da vegetação da qual se alimenta o kakapo. A partir de 1910, temia-se o desaparecimento total da ave, tornada muito rara.
O grito nocturno do kakapo é ouvido a mais de um quilómetro de distância na floresta.
Fonte: WETTER, B., Animais a proteger, Girassol, Sintra.
2 comentários:
É estranho mas muito giro :)
Bjokas
como diz a própria descrição é estranho mas engraçado, achei curioso o facto de ser nocturno e não viver nas árvores !
Enviar um comentário