Macaco arborícola
Existem 9 subespécies deste primata espalhadas por todas as regiões florestais da América Central e do Sul. Outra espécie, o macaco-lanudo, é um parente próximo do macaco-aranha. Este macaco é um animal arborícola: quase nunca desce ao solo. Alimenta-se principalmente dos frutos maduros das árvores tropicais, completando a sua ementa com cereais. O macaco-aranha vive em grupos sociais de até trinta indivíduos, muitas vezes liderados por uma fêmea mais velha. Esta parece conhecer perfeitamente os caminhos a seguir para encontrar árvores cujos frutos estejam maduros, como se tivesse no cérebro um "mapa" do seu domínio: um desempenho bastante surpreendente para um primata considerado primitivo pelos especialistas.
O polegar das mãos do macaco-aranha é atrofiado (demasiado pequeno), não sendo de qualquer utilidade para se agarrar aos ramos.
Verdadeiro acrobata
Para andar à vontade no mundo dos ramos altos, o macaco-aranha tem de ser capaz de se deslocar facilmente servindo-se dos seus membros. A Natureza dotou-o de uma comprida cauda preênsil (capaz de agarrar) que faz dele um verdadeiro acrobata aéreo: o macaco serve-se da sua cauda para se agarrar aos ramos, atrair para si pequenos ramos ou ainda para levar alimentos à boca. Também se balança em equilíbrio, suspenso pela cauda, para agarrar frutos na extremidade de pequenos ramos, demasiado frágeis para suportar o seu peso.
Fonte: WETTER, B., Animais a proteger, Girassol, Sintra.
5 comentários:
Que animais lindos *-*
Opaaaa que fofuxos :)
Beijinho*
Sou mesmo uma naba naquilo :S
Ohh , é super fofinho +.+
Gostei do facto de ser uma fêmea a liderar o grupo x) AHAH
Tao fofinho *.*
Enviar um comentário