Bao Bao, um urso panda que chegou em 1980 ao Jardim Zoológico de Berlim (Alemanha), morreu ontem, aos 34 anos, segundo a instituição que o acolheu durante mais de três décadas. O urso panda gigante era considerado o mais velho do mundo e registava uma deterioração da sua saúde nos últimos meses.
O urso panda foi uma prenda da China ao então chanceler, Helmut Schmidt, e era uma das principais atracções do zoo. O urso era tão famoso quanto Knut, o seu colega que tinha já falecido em Março de 2011. “Foi uma morte tranquila, a dormir”, explicou o director do Zoo de Berlim, Bernhard Blaskiewitz.
Os pandas são animais solitários, que ocupam 16 horas do seu dia a comer e são considerados pela WWF uma espécie em vias de extinção. Podem viver cerca de 35 anos em cativeiro – e menos 10 no seu habitat natural.
Com uma alimentação à base de bambu – chegava a consumir 30 kgs por dia –, Bao Bao até tem uma página na Wikipedia. Ainda segundo a WWF, existirão apenas 1.600 pandas, hoje, em território chinês. As autoridades do País pedem, por cada, cerca de €1 milhão (R$2,5 milhões).
Com a morte de Bao Bao, apenas dois zoos europeus contam ainda com ursos panda: o de Madrid (Espanha) e Viena (Áustria).
3 comentários:
Tadinho :s Era mesmo fofinho *.*
Mas se só existem 1.600 pandas em todo o Mundo porque é que a WWF não considera esta raça em extinção? Eu acho que este número é reduzido... Espero que não deixem que esta raça chegue aos 5 pandas para a considerarem em extinção s:
Adorei a notícia. Tenho imensa pena. Tenho um grande respeito pelos animais, especialmente pelos que estão em vias de extinção. Sempre gostei muito dos pandas em particular e ler esta história deixa qualquer um comovido. Beijinhos grandes.
www.restodetudo-cf.blogspot.com
Coitado, gosto mesmo de pandas!! *
Enviar um comentário