Pois, é normal que não tenhas ouvido falar deste pequeno roedor. Na verdade ele foi descoberto à bem pouco tempo (Feijó & Langguth, 2013) no Ceará, numa região florestal semelhante aos brejos de altitudes nordestinas e muito distinta da caatinga (semi-árida).
E apesar de ter sido descoberto à pouco tempo, sabe-se que mede entre 70 cm a 1m (incluindo a cauda) e pesa entre 3 a 5 kg. Utiliza a sua cauda como uma "quinta mão", que o ajuda a escalar árvores. E é uma criatura nocturna que se move lentamente, mas ágil quando necessita.
O género (Coendou) a que pertence este porco-espinho é constituído por 8 espécies no total. Caracteriza-se por ser constituido por "porcos-espinhos arborícolas" que vivem nas árvores das américas Central e do Sul e são conhecidos por possuirem uma cauda preênsil e conseguirem se enrolar numa bola de espinhos. Mas no entanto, eles não são capazes de atirar os seus espinhos contra os predadores. E alimentam-se de folhas, frutas, raízes e brotos.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Coendou
http://www.ocontroledamente.com/2014/01/nova-especie-encontrada-no-ceara.html
Não te esqueças de seguir a página de facebook do blog, pois muitas outras curiosidade se encontram lá!
3 comentários:
Bem foi descoberto bem recentemente e é super giro. Há quanto tempo é que devem existir?
Ahh mas é mega fofinho!
Acho espantosas estas descobertas tão recentes! Fazem-nos pensar que apesar de já sabermos tanto sobre o mundo ainda nos falta saber tanto! :)
Enviar um comentário