8 de abril de 2013

10 curiosidades sobre o Jaguar

O jaguar (Panthera onca), também conhecido por onça-pintada é uma espécie de mamífero carnívoro da família Felidae que  vive no continente americano, desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina – apesar de estar, hoje, extinto em várias partes dessa região.

1. O jaguar, também conhecido como onça-pintada, é o terceiro maior felino do mundo, atrás do tigre e do leão, e é o maior do continente americano.

2. Os jaguares têm mandíbulas tão fortes que suas mordidas podem quebrar até mesmo ossos e cascos de tartaruga. A mordida dos jaguares é duas vezes mais poderosa do que a de um leão!

3. Como a maioria dos grande felinos, os jaguares são solitários e preferem caçar ao entardecer, ou à noite. Têm uma alimentação muito variada, podendo incluir cerca de 80 espécies, incluindo veados, antas, capivaras, raposas, peixes, sapos e cobras.

4. Apesar de temidos, os jaguares costumam fugir dos seres humanos. São raros os relatos de ataques deste felino ao homem e quando acontecem, normalmente estão relacionados com a defesa de seus filhotes.

5. Em antigas civilizações da América Central e do Sul, o jaguar é considerado um símbolo de força. 
6. Os jaguares estão-se a extinguir em muitas regiões devido à perda de habitat em florestas tropicais da América do Sul e da caça pela sua pele.


7. Os filhotes dos jaguares nascem cegos e indefesos, precisando da proteção da mãe por cerca de 2 anos até aprenderem a caçar e poderem vingar sozinhos.


8. Os jaguares eram encontrados no oeste e sul dos Estados Unidos, incluindo Texas, Califórnia, Arizona e Novo México. Entretanto, o felino foi rapidamente eliminado do país, e muito poucas aparições foram registradas desde os anos 1960.


9. "Jaguar" origina-se do termo tupi ya'wara, e pode ser traduzido como "fera" e até "cão", já que o termo era utilizado pelos indígenas para se referir a qualquer "fera" antes da chegada dos europeus.


10. O jaguar pode ficar até uma semana sem comer, mas pode devorar até 20 kg de carne em um único dia.

Não te esqueças de seguir a página de facebook do blog, pois muitas outras curiosidade se encontram lá!
Fonte: http://hypescience.com/10-curiosos-fatos-sobre-a-onca-pintada/

11 comentários:

Anónimo disse...

woooow xD mas acho-os parecido com os leopardos xD

Cátia Macedo disse...

É verdade, também cheguei a ir ao site e não ver nenhuns que me chamassem a atenção, mas agora há lá uns quantos que adoro! Olha eu não paguei portes, porque enviaram-me pela parceria, mas manda-lhes um e-mail a perguntar por quanto fica os portes, eles com certeza irão informar-te como deve de ser ;)
Beijinhos*

Alexandra disse...

Que interessante! É a primeira vez que leu sobre o jaguar.
Beijos, Elisabete.

Unknown disse...

Uau, é lindo e tem inúmeras curiosidades. Principalmente a dos bebés que nascem cegos. Adorei.

Emma disse...

São tão bonitos! Não sei porque é que as pessoas se acham no direito de invadir o habitat dos animais e ainda por cima extinguir a espécie de uma região ou mesmo do planeta.

Lani disse...

São lindos ^^*

Filipa disse...

Oláaa
eu adoro, é lindo :D

P.S. Já regressei ao blog, está lá um post de "regresso" :)
beijinhoooo

Cristiana Fontes disse...

Adorei as curiosidades +.+
Beijinhos grandes!

- Non White ॐ disse...

AHAHAH e que venham mesmo, porque um homem peludo até me arrepia .. não gosto mesmo de pelos no peito !

Imperfect Mind disse...

Adoro ler estas curiosidades!
Pelo que se vê no ponto 10 quando comem são cá uns comilões! 20 kg's num só dia, que esfomeados! xD
E no ponto 7 não fazia ideia que nasciam cegos, coitadinhos! :(
E o ponto 4 é que é um choque para mim, pensava que eles atacavam humanos assim como os outros felinos.
E acho super triste aproveitarem-se destes lindos animais para peles para fazer roupinha para os humanos, odeio mesmo isso, e o facto de estarem a destruir a casinha deles ainda me deixa mais triste, será que não conseguem parar ou pelo menos reduzir?

http://imperfectm.blogspot.pt/

Unknown disse...

eu nem sei qual a diferença entre leopardos e jaguar :/ mas adoooro felinos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...