31 de março de 2015

Tubarão-da-Gronelândia

O tubarão-da-Gronelândia (Somniosus microcephalus) é um dos tubarões maiores do mundo, da família  Somniosidae. Pode medir mais de 6,5 metros de comprimento, pesar mais de 1.400 kg e viver até 200 anos. É normalmente encontrado a mais de 1.200 metros de profundidade no Ártico e nos mares do norte do Atlântico, mas já foi observado em lugares tão distantes como a Argentina e a Antárctica. Vive em água extremamente frias e por essa razão move-se o mais lentamente possível, de modo a poupar o máximo de energia possível. A sua velocidade máxima não ultrapassa 1,6 km/h. 
Os cientistas imaginam que este tubarão só tenha a iniciativa de atacar quando vê a suas presas imóveis Alimenta-se essencialmente de peixes e por vezes de focas. Contudo já encontraram partes de cavalos, ursos-polares e até mesmo alces nos seus estômagos. Ironicamente, pesquisas mostram que as focas do Ártico fingem estar a dormir para não serem atacadas por ursos-polares, mas isso abre uma oportunidade para que outros animais as ataquem, como é o caso deste tubarão.
Esta espécie faz parte da gastronomia da Islândia, sendo o Hákari a iguaria mais conhecida com ele confeccionado. Consiste em peixe putrefacto e seco, isto porque o tubarão-da-Gronelândia quando fresco é venenoso, produzindo efeitos semelhantes a uma embriaguez extrema, devido a uma concentração elevada de ácido úrico. Mas pode ser consumido após cozedura em várias águas ou após ser enterrado para putrefacção durante vários meses, sendo exposto a vários ciclos de congelação e descongelação. Para além disso, tanto na Gronelândia como na Islândia, a carne deste tubarão é também utilizada como ração para cão, depois de seca.
Não te esqueças de seguir a página de facebook do blog, pois muitas outras curiosidade se encontram lá!
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Somniosus_microcephalus; http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/animais/1814-tubarao-da-groenlandia-e-tao-lento-que-so-come-quando-a-presa-esta-dormindo; http://en.wikipedia.org/wiki/Greenland_shark.

3 comentários:

Amante Japonesa disse...

Porque tens um blog de animais? É um projecto da universidade? (:

b disse...

R: Não precisas de mostrar no blog querida, pode ser no face, pessoalmente, como quiseres isto se quiseres continuar a receber :)

Amante Japonesa disse...

Acho que devias de escrever um blog pessoal (: Tenho a certeza que iria ser um sucesso*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...