26 de março de 2017

Animais do nosso jardim...


Existem milhares de espécies de animais que coabitam connosco e que nós nem fazemos ideia que ali estão. Basta olhar para os nossos jardins, será que sabes que animais habitam o teu jardim

Experimenta um dia ires para o teu jardim (seja de que tamanho for) e olha atentamente para a relva, para as plantas e até mesmo para a terra e o chão e podes ter a certeza que irás descobrir espécies que nem tinhas ideia que habitavam tão perto de ti. 

Neste post vamos ver algumas das espécies de invertebrados que poderás descobrir no teu jardim. Depois confirma se alguma vez os viste ;)

1. Bicho-de-conta

Quem nunca brincou com um bicho-de-conta que atire a primeira pedra xD Os bichos-de-conta (Armadillidium vulgare) têm a capacidade de enrolar o corpo numa bola, como forma de defesa. E não, não são insectos como muitos pensam. Na verdade são primos do caranguejo e do camarão, ou seja, são crustáceos. E estes pequenos invertebrados são muito importantes no nosso ecossistema, isto porque, alimentam-se de detritos vegetais e aceleram a decomposição dos vegetais mortos em substâncias utilizáveis pelas plantas. 


2. Maria-café

Outro animal que acho que é bem conhecido pela maioria, pelo menos o nome já devem de ter ouvido falar. Existem cerca de 450 espécies no hemisfério norte só de Marias-café (família Julidae)! Possuem o corpo arredondado e podem ter entre 0.8-8 cm de comprimento. As fêmeas põem os ovos num ninho no solo e desenvolvem-se por 7 estados larvais, sendo comuns na Europa e na Ásia. 


3. Formiga

Acho que nem precisava de falar delas, pois todos nós as conhecemos muito bem. Mas não poderia deixar de o fazer, pois são na verdade dos animais que mais facilmente se vêm nos nossos jardins e de certeza que fizeram parte das brincadeiras de infância de muitos de vocês. Quem nunca ficou imenso tempo a observar as formigas a trabalhar arduamente? 


Existem cerca de 9 mil espécies de formigas espalhadas por todo o mundo! E são dos animais com uma maior importância nos ecossistemas, uma vez que estas removem e transportam um volume de terra maior do que as minhocas e são vitais para a reciclagem de nutrientes e a disseminação de sementes.  


E uma curiosidade que muitos de vocês se calhar não sabem! Existem formigas com ASAS! Numa colónia existem 3 castas de formigas: as obreiras ou trabalhadoras, que são fêmeas sem asas e estéreis, as rainhas e os machos (em regra com asas).

4. Bicha-cadela

Este animal peculiar é reconhecido pela "pinça" que possui na extremidade do seu abdómen e que usa quando se sente ameaçado. E tal característica já o fez ser alvo de várias lendas tais como: se a bicha-cadela entrasse na orelha de uma pessoa, podia perfurar o tímpano com a sua "pinça". Como é óbvio não existe nenhuma ponta de verdade nesta lenda, na verdade este pequeno insecto é perfeitamente inofensivo. 


5. Grilo

Grilo, aquele animal que toda a gente ouve, mas poucos já o viram... Conheciam o aspecto deste animal que possui um canto tão conhecido por todos nós? 
Existem cerca de 4 mil espécies de grilos espalhadas por todo o mundo. E somente os machos é que emitem sons de modo a atrair as fêmeas para a reprodução. Por essa razão, os machos possuem uma série de pelos nas bordas das suas asas, alinhados como pentes, e produzem os sons roçando uma asa contra a outra. Algumas espécies são apreciadas como animais de companhia, tanto que na China o pouso de um grilo numa pessoa significa sorte.


Existem muitas mais espécies para além destas como é óbvio, mas fica aqui uma pequena amostra do que podem encontrar nos vossos jardins. 
Querem que eu faça mais posts como este a falar dos animais que vivem bem perto de nós? :)

Não te esqueças de seguir a página de facebook do blog, pois muitas outras curiosidade se encontram por lá!

Fonte: BURNIE, D., Grande enciclopédia animal, Civilização, Porto, 2002.

7 comentários:

Carla Dias disse...

Confesso que animais destes não gosto muito deles perto :)
Mas adorei o post :)
Bem a marca, conhecia através do face, e dos comentários que ia lendo.
Agora vou testar para depois poder dar a minha opinião sincera.
Beijinhos
https://a-carlota.blogspot.pt/

Helena Primeira disse...

Que post bem legal. E é bem verdade, estes bichinhos podemos cruzar-mo-nos com eles em qualquer local :)

*XoXo
Helena Primeira
Helena Primeira Youtube
Primeira Panos

Tânia Silva disse...

Ainda bem que não tenho jardim morro de medo de tudo o que é bicho ahahaha
beijinhos

Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

Tulipa Negra disse...

Adorei o nome "Maria-Café", não fazia ideia que se chamam assim.

Sofia disse...

Confesso que não acho muita piada a esta bicharada, mas tenho vindo a melhorar com a idade =P

Virgínia Ferreira disse...

Um dia quero ter um jardim enorme mas os bichinhos que por lá vão andar acho que vão ser a pior parte, morro de medo.
Segui o blog.
Beijinhos
http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

Pam disse...

Muito interessante este post e o blog :D já aprendi alguma coisa hoje, nomeadamente o nome da "Maria-café", bicho que conheço bem mas não sabia o nome... E aprendi que os grilos fazem o som com as asas... que interessante :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...