8 de março de 2017

5 Espécies de Mamíferos Carnívoros que provavelmente nem sabias que existem em Portugal


Quando falamos de Mamíferos Carnívoros que espécies é que nos vêm logo à cabeça? Eu pelo menos lembro-me logo do Lobo, Raposa e agora o tão famoso e acarinhado Lince-Ibérico.

Mas existem muitas outras espécies e que por vezes não são do conhecimento da maioria da população. Por isso irei aqui mostrar 5 espécies que existem no nosso país e que provalvemente muito de vocês não conheciam ou só conheciam de nome ^_^ 

1. Arminho

O Arminho (Mustela erminea) é o segundo menor carnívoro europeu, logo a seguir à doninha (Mustela nivalis) uma espécie bem mais conhecida por todos vocês e que na verdade até são bastante parecidos.  Pode pesar no máximo cerca de 450 gramas e 35 cm de comprimento. 


Apresenta uma pelagem curta, dorso castanho e ventre branco. No entanto, o arminho pode adquirir, no inverno, uma pelagem parcial ou integralmente branca permitindo-o camuflar-se nos campos cobertos de neve e passar despercebido aos seus predadores, como por exemplo as aves de rapina. Em Portugal, sabe-se muito pouco sobre esta espécie e possui uma distribuição muito limitada, restringindo-se maioritariamente ao Norte do rio Douro. 


2. Fuinha

A Fuinha (Martes foina) é como o Arminho também um parente da Doninha, e pertencem todos à família dos mustelídeos. O seu peso varia entre 1 e quase 2 kg e mede entre 65 e 80 cm.

Possui uma pelagem de cor castanho-mel uniforme e uma mancha branca no peito que a distingue de outras espécies de mustelídeos. Em Portugal, é uma espécie com uma distribuição bastante generalizada, ocorrendo em todo o continente Português. 


3. Marta

A Marta (Martes martes) é um carnívoro do tamanho de um pequeno gato doméstico que pertence igualmente à família dos mustelídeos. É muito parecida com a fuinha e podem ser facilmente confundidas, no entanto existe uma diferença óbvia entre elas. Na fuinha a mancha que tem no peito é de cor branca e na Marta é amarelada. 

Pesa em média cerca de um quilo e meio e pode atinguir um comprimento de cerca de 80 cm. Em Portugal, a sua distribuição ainda é pouco conhecida, mas julga-se ser relativamente restrita ao Norte de Portugal. 


4. Lontra

Provavelmente muitos de vocês sabem que a lontra existe no nosso país, mas se calhar não sabem que ela é bastante abundante e que a podem encontrar facilmente em muitas regiões do país!

A Lontra (Lutra lutra) é uma espécie pertencente à família dos mustelidios e é o carnívoro terrestre mais bem adaptado à vida aquática. Medem aproximadamente 1 m de comprimento e pesam entre 5 a 8 kg.  E como já referi, a população de lontras em Portugal é uma das mais abundantes da Europa, ao passo que em muitos outros países esta espécie está em declínio.


5. Geneta

As Genetas (Genetta genetta), também conhecidas como ginetas ou ginetos são ágeis carnívoros trepadores da família dos viverrídeos. Pesa entre 1 e 3 kg e mede cerca de 90 cm de comprimento. 

Distingue-se facilmente dos restantes carnívoros ibéricos pela sua característica pelagem acinzentada com manchas negras circulares ao longo do corpo. Em Portugal Continental a Geneta é um dos mamíferos carnívoros mais abundantes e possui uma distribuição generalizada por todo o país. 


E então conheciam estas espécies? Digam nos comentários quais conheciam e que tipo de posts querem que eu faça daqui para a frente ^_^ 

Não te esqueças de seguir a página de facebook do blog, pois muitas outras curiosidade se encontram por lá!

Fonte: Loureiro, F; Pedroso, N.M.; Santos, M.J. & Rosalino, L.L. (eds.) 2012. Um olhar sobre os carnívoros portugueses. CARNIVORA. Lisboa. 252 pp. 

6 comentários:

Messy Jessy disse...

Não fazia mesmo ideia!
Este blogue é tão giro e interessante, o pessoal igual :)
Continua assim!

Audrey Deal disse...

São mega fofos , adoro adoro!
Que saudades de vir ao teu blog! Como estás?

Audrey Deal disse...

R: acho que fazes super bem, volta em força!!!

Tulipa Negra disse...

OH *-* O branquinho é um amor!

Mel disse...

Adoro arminhos *___* Nunca vi nenhum desses animais ao vivo, com muita pena minha. Só avistei uma raposa, uma única vez e há muitos anos.

Beijinho*

Flip disse...

Adorei saber! Não fazia ideia, nem nunca vi nenhum deles!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...