Quando se fala no animal mais veloz do planeta, a resposta comum das pessoas é a chita, que chega a cerca de 115 km/h. Mas, na verdade, o animal que alcança a maior velocidade é o falcão-peregrino, uma ave de rapina capaz de atingir 320 km/h em um vôo - que é quase a velocidade máxima de um carro de F1, que chega a 370 km/h. Na água, o rei da velocidade é o peixe-agulhão, com 110 Km/h.
O biólogo Guilherme Domenichelli, da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, afirmou que o falcão-peregrino pode alcançar cerca de 320 km/h durante um mergulho para caçar. A espécie habita principalmente o Canadá e os Estados Unidos, mas esta ave de rapina também pode chegar ao Brasil em períodos migratórios.
"Em São Paulo já tivemos registos do animal, que se alimenta de outras aves, como pombos domésticos. Ele vive em grandes penhascos, mas para se ambientar com as cidades, acabou se adaptando a ninhos em prédios altos", informou. Ele é um caçador solitário que, quando alcança sua presa, derruba-a com as garras e mata o animal com seu bico.
O falcão-peregrino pode ter entre 38 e 53 cm de comprimento e sua envergadura é capaz de atingir quase 2 m. Geralmente, as fêmeas são maiores e mais pesadas que os machos, podendo pesar até 1,5 kg. A espécie se reproduz uma vez por ano, colocando três ou quatro ovos de cada vez em um penhasco, sem fazer um ninho, directamente sobre o solo. Os ovos são incubados pelo casal por cerca de um mês.
Segundo Domenichelli, o animal terrestre mais veloz do mundo é a chita que pode alcançar cerca de 115 km/h em poucos segundos. Sua velocidade pode variar de 0 a 72 km/h em apenas 2 s.
"Diferente de todos os outros felinos, a chita tem uma unha retrátil que fica sempre exposta para ajudá-la a não derrapar durante a corrida, semelhante às travas de uma chuteira de futebol", destacou. Além disso, "ela tem uma musculatura adaptada para a alta velocidade, com uma cauda longa que a ajuda no equilíbrio do corpo".
Ameaçada de extinção, a espécie habita as savanas africanas e tem um pequeno grupo vivendo no Irão. Uma chita adulta pode pesar entre 28 e 65 kg e chegar a um comprimento de até 2,5 m. O tamanho da cauda varia entre 1 m e 1,24 m. É um animal muito solitário, que se encontra com a fêmea somente na época de reprodução. Uma fêmea tem em média de 2 a 3 filhotes.
Veloz na água
Na água, o biólogo informou que o detentor da maior velocidade de que se tem notícia é o peixe-agulhão (também conhecido como marlin). Esta espécie pode alcançar até 110 km/h, o que lhe dá vantagem para escapar de seus predadores e capturar o seu alimento, formado por pequenos peixes.
"Encontrado no Oceano Pacífico, o peixe-agulhão é um animal muito cobiçado pela pesca esportiva, assim como seus parentes próximos", completou.
"Encontrado no Oceano Pacífico, o peixe-agulhão é um animal muito cobiçado pela pesca esportiva, assim como seus parentes próximos", completou.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/noticias/0,,OI2106554-EI8399,00 Qual+e+o+animal+mais+veloz+do+planeta.html
1 comentário:
A 1ª vez que ouvi falar no falcão-peregrino foi no Badoca Parque, não conhecia mas eles explicaram que é de facto o animal mais veloz.
Enviar um comentário