26 de agosto de 2012

Bonobos fabricam ferramentas para diferentes usos


A espécie 'Pan paniscus' é, juntamente com os chimpanzés a mais próxima do ser humano.



Os bonobos (Pan paniscus) são, juntamente com os chimpanzés (Pan troglodytes), os mamíferos geneticamente mais próximos do ser humano. Um estudo publicado agora na «Proceedings of the National Academy of Sciences» (PNAS) revela a capacidade destes símios fabricarem ferramentas em pedra para as utilizarem com um objectivo próprio. O autor da proeza foi Kanzi, um bonobo de 32 anos, famoso pela sua inteligência: conhece a linguagem gestual, é capaz de entender e expressar ideias relativamente complexas e até de inventar novas palavras. Além de fabricar ferramentas utiliza-as de todas as formas possíveis.

A equipa de investigadores da Universidade de Haifa (Israel) pôs em prova as capacidades de Kanzi. Deram-lhe troncos de madeira com comida enterrada no seu interior e uma série de pedras sílex. O bonobo fabricou várias ferramentas diferentes para abrir os troncos e deu-lhes diferentes usos.
Kanzi utilizou múltiplas estratégias para a abrir os 24 troncos com as ferramentas que criou – machados, martelos e alavancas – e conseguiu abrir todos.
Os investigadores especulam que a utilização que o bonobo faz das ferramentas não é muito diferente da que faziam os primeiros hominídeos há mais de dois milhões de anos.
Ainda assim há diferenças importantes. A primeira é que este bonobo foi criado num ambiente muito distinto dos outros membros da sua espécie. A segunda é que o fabrico de ferramentas foi-lhe ensinado, não descobriu sozinho. A bonoba Pan-Banisha, de 28 anos, também participou na experiência. Conseguiu abrir os troncos mas apenas atirando-os contra o chão, apesar de também saber fabricar ferramentas.
Alta competência intelectual”
Os investigadores enterraram a comida dentro do tronco pois queriam perceber como os bonobos chegavam até ela. Quando a areia estava mais solta, tiravam com as mãos; quando estava mais compactada usavam ferramentas. O Kanzi chegou mesmo a fabricar, por duas vezes, uma lâmina de sílex para facilitar o trabalho.
Apesar de existirem outras espécies que utilizam ferramentas, a sofisticação com que os chimpanzés e os bonobos o fazem não tem comparação. Segundo os investigadores, este estudo demonstra a “alta competência intelectual e o engenho” destes símios.

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=55281&op=all

1 comentário:

Cristiana disse...

Adorei o post! Adorei mesmo! O vídeo está muito giro. Acho surpreendente a capacidade de certos animais. Têm intuições e maneiras de agir tão semelhantes às nossas.
Uma vez vi um documentário que mostrava uma espécie de macacos a entrar num rio. E eles para o fazer usavam um pau para irem medindo a profundidade. Achei isto fantástico.
Beijinhos grandes.
www.restodetudo-cf.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...