27 de setembro de 2012

«Google Maps» debaixo de água

O 'street view' disponibiliza imagens panorâmicas de oceanos

   O Google Maps tem um novo projecto na sua secção do Street View. Agora é possível também visitar sítios debaixo de água. “O objectivo é criar um mapa virtual dos oceanos, documentando o estado destes frágeis ecossistemas e as suas alterações ao longo do tempo. Queremos partilhar uma experiência de parte do nosso mundo a que poucas pessoas têm acesso directamente”, explica a empresa.
   A colecção, agora disponível no endereço 'maps.google.com/ocean', inclui, para já, recifes de corais na Austrália, Filipinas e Havai. As imagens panorâmicas foram captadas pelo The Catlin Seaview Survey, parceiro da Google.  
   “O maior problema do oceano é que está 'longe da vista' e, por isso, longe da mente da maior parte das pessoas”, considera Richard Vevers, director do projecto na Catlin. “Seguramente, 99 por cento da população nunca mergulhou nestas águas e nunca irá fazê-lo. Um dos problemas relacionados com a conservação dos oceanos tem sido a incapacidade de 'comprometer'; este é um caminho poderoso para alcançar esse compromisso”.
Jenifer Austin Foulkes, gerente do programa Google’s Oceans, refere-se à importância deste projecto de preservação citando a oceanógrafa Sylvia Earle: “com o conhecimento vem o cuidado e com o cuidado a esperança”.
   As imagens foram recolhidas durante um período de seis meses por pequenas equipas de mergulhadores com três câmaras em cada veículo subaquático: Capturou-se imagens de quatro em quatro segundos. Posteriormente, foram editadas para fazerem panorâmicas de 360 graus.
   Os sítios mapeados já disponíveis incluem a Grande Barreira de Coral, dois locais no Havai e um nas Filipinas. Mas mais localizações se seguirão: “Isto é apenas uma amostra do que está para vir. As pessoas têm tendência para pensar no oceano como algo estanque; mas os ambientes são todos diferentes. Mesmo na barreira de corais, os locais não se repetem”.


9 comentários:

Márcia Machado* disse...

sim, com o tempo as feridas vão diminuindo querida :)

Cátia Ferreira disse...

mas que boa ideia...
LIKE!

Camila disse...

Aquele vegetal que está na imagem é cozido, cortado ás fatias e depois é frito com ovo e farinha*

Lúcia Pereira disse...

obrigada tb sigo :))

S* disse...

É fabuloso!

Sandra'Ferreira disse...

eu gosto do cabelo dela comprido e ondulado mas acho que como ela o tem agora não está assim tão mal! :)

Maria! disse...

QUE LINDO!
adoro tartarugas *-*

O Sexo e a Idade disse...

Também gostei muito!

Ana M disse...

nunca tinha ouvido falar de tal coisa, mas sem dúvida uma ideia genial :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...