9 de dezembro de 2012

Animais estranhos #2

GAMBÁ AUTO-IMUNIZANTE


File:Opossum 2.jpg File:Opossum2.jpg
O gambá ou Opossum é famoso por se fingir de morto quando se sente ameaçado, um comportamento chamado “tanatose”, e que funciona bem, desde que não seja contra um carro.

Mas eles também criaram uma proteína chamada LTNF (sigla em inglês para Fator de Neutralização de Toxinas Letais), que os torna imunes ao veneno de cobras, abelhas e escorpiões. E funciona como diz o nome: o veneno é detectado no corpo pela proteína, que neutraliza-o. O gambá é imune não só às serpentes locais, mas até a serpentes de outros continentes, com as quais nunca teve contacto.

PROTETOR SOLAR SANGUÍNEO DO HIPOPÓTAMO


O hipopótamo é conhecido como uma das criaturas mais letais da África, mas não é esta a característica que o destaca nesta lista.

Uma das coisas mais engraçadas sobre este animal é o helicóptero de dejectos que ele faz com a cauda. Mas vamos falar de ainda outra coisa.
Para suportar o calor africano, o hipopótamo fica o maior tempo possível dentro de água  Porém, ela não serve para proteger a pele do bicho, e é aí que entra seu protector solar: uma secreção gelatinosa cor vermelho-sangue, parecida com suor, mas que é produzida por outras glândulas sob a pele.

Composta por duas moléculas altamente ácidas, o “suor sanguíneo” seca na presença de muco e absorve a luz solar na faixa do ultravioleta e luz visível. Além disso, esta substância é um antibiótico forte, ajudando a evitar infecções de feridas resultantes de brigas entre esses bichos extremamente mal humorados.

SERPENTE VOADORA


Em algumas regiões de floresta no sudoeste da Ásia, você pode ter o azar de encontrar com uma serpente venenosa na altura do teu rosto. Elas conseguem achatar o corpo, encolher o estômago, e dar um salto do topo das árvores para viajar mais rapidamente e com segurança caso existam predadores.

O que é realmente estranho é que elas conseguem planar melhor do que os animais com membros – até 100 metros – apesar de não terem nem asas, nem membros semelhantes a asas.

POLVO MÍMICO

Se necessitares, podes colocar as legendas em português (no botão cc).

Como qualquer outro polvo, ele tem a capacidade de mudar de cor e textura, se misturando com o ambiente. Mas este levou a imitação vários passos além: consegue  imitar outra criaturas.

Dependendo do que o está atacando, ele pode decidir qual predador imitar. Por exemplo, ao ser atacado por um peixe, ele enterra seis dos seus tentáculos na areia, deixando dois tentáculos de fora, apontando em direcções opostas, imitando uma serpente marinha.

Este polvo também já foi visto copiando a aparência e comportamento do peixe-leão, linguado, medusa, arraias, tamarutaca, e anêmonas marinhas. Ao todo, ele já foi apanhado a imitar 15 espécies diferentes.

AXOLOTL AUTOCURATIVO


O axolotl é uma criatura estranha, e por várias razões. Primeiro, ele é uma salamandra que permanece na forma de larva mesmo depois de atingir a maturidade sexual. Apesar de viver na água, tem um conjunto de pulmões primitivos usados ocasionalmente para respirar. E tem os poderes de regeneração de um super-herói.

Quando um deles sofre algum dano (um corte, ou uma amputação de um membro), a coagulação inicia imediatamente, e novas células começam a desenvolver-se. No caso de um membro perdido, uma camada de células epidérmicas começam a formar-se a partir das células no local do trauma. Novos tecidos crescem: vasos sanguíneos, tendões, músculos, ossos e até mesmo nervos. Em poucos meses, um novo membro cresce.
A mesma regeneração acontece em outros órgãos não vitais, e até mesmo em partes do cérebro. Por conta desta capacidade de regeneração, o axolotl é estudado em laboratórios em todo o mundo, na esperança de algum dia copiar estas características no ser humano.

Fonte: http://hypescience.com/10-impressionantes-habilidades-animais/

11 comentários:

Anónimo disse...

omg o polvo e o axolotl são fantásticos! :o

Nea* disse...

Isto há com cada coisa :o
Achas mesmo? :$

A Loira disse...

A natureza é fantástica.

Alexandra e Elisabete disse...

Oh! Fiquei de queixo caído!
Beijos, Elisabete.

Ana Rita Oliveira disse...

Pois custa. E nunca pensei que depois de tanto tempo ainda fosse custar...

Anónimo disse...

vamos é jogar ás cartas!

Sara Moreira disse...

Não obrigada -.-

Unknown disse...

Este anónimo é-me familiar!xD

Sara Moreira disse...

Bastante familiar na verdade!

Anónimo disse...

ola sou a joana mota e axo q a religiao esta ultrapassads mm ha bues, axo q deus é uma fantasia de um gajop q teve a fumar uma ganda ganza vinda da jamaica cultivada por um homem pobre q a mulher n para de lhe chagar a vida sobre como é q ele irá criar a familia de 7 filhos com a merda de salario q ganha e a maconha q vende nem paga a lista telefonica pos filhos aprederem na escola q acabou de ser aprovada pelo governo q provavelmente estava ganzado pq akilo nerm bocas de incendio nem portas de emergencia tem e q mto provavelmente com a quantridade de fumo q ha la mto provavelmente os putos pikenos e pikenas vao pensar como o bob marley DONT DRINK AND DRIVE SMOOOKE AND FLYYYYYY! E DPS admiram.se q as pessoas n hao.de saltar de predios altos, ja tou a ver akelas pessoas todas do 11 de setembro a atirarem.se ca pa baixo.... mocadas.... mas pronnto, a relegião n presta e axo q as testemunhas de jeobá e judeusses (segundo a religiosa) deviam de passar a chatear as pessoas de porta a porta PIM PIIIIM PIIIIM vira e troca o passo! n dao sangue pq n o teem e pq n comem limoes pq dao cara feia ao seu deus e pq n sabem se hao-de de comprar nop feira nova ou no pingo doce pq muda de 7 em 7 anos e q a sua religiao para n pagfarem impostos deviam fazer o mm, jeobás e 7 anos dps vájeos q vai dar ao mm, é o q axa a mulher do tone quim... O blog n é assim nada de especial, mto mto copy paste e erros hortegeráfiquos q é como o manelinho escreve na escola se o pai dele fosse o fernando pessoa se iria escrivinhar melhor ou se se ia meter no absinto e no opio e dps ir po sao martinho da arcada, mas la escreveria melhor em vez de tar todo fdd com a vida e a sonhar com a ligia... sonhava era com o ordenado no fim do mes... CONTINUA...NAO PERCAM O PROXIMO COMMENT PQ NOS....TAMBÉM NAO!!!

PinUp Me disse...

Eu chego aqui e fico sempre perplexa com a informação lol
Então o 1º bicho fazer-se de morte que lool.
De facto há muito mais "lá fora" do que o que imaginamos! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...