25 de janeiro de 2013

Louva-a-Deus, uma verdadeira máquina para matar!

Os Louva-a-Deus são insetos da ordem Mantódea e possuem tantas particularidades que são chamados de insetos alienígenas, não só pelas suas características morfológicas que lembram um ET, mas também pela sua dieta carnívora incrivelmente desproporcional para um inseto.

Os Louva-deus são ávidos caçadores de pássaros, tendo preferência principalmente pelos beija-flores. São máquinas de matar perfeitas, armadilhas vivas, podendo inclusive caçar pequenas lagartixas e morcegos menores. O ataque conta com garras dianteiras espinhosas com formato de pinça e um reflexo tão rápido que é impossível acompanhar um “bote” a olho nu.
Contudo a sua alimentação fora do comum não para por aqui! Pois as fêmeas de Louva-a-Deus após o acasalamento podem arrancar e comer a cabeça dos machos. 
Durante a cópula as fêmeas sentem uma fome muito grande e precisam comer logo. Essa “fome incontrolável” é um instinto da natural, elas precisam adquirir uma boa quantidade de proteína para a formação de seus ovos, assim que eles são fecundados. Não é uma regra que o macho que a fecundou precise ser predado, poderia ser qualquer outro animal pequeno, no entanto, quem está mais próximo acaba sendo atacado. E para piorar a situação dos machos, eles são normalmente muito menores que as fêmeas.
Na verdade, comer a cabeça do macho é uma estratégia bem mais complexa. Além de suprir suas necessidades fisiológicas e garantir a procriação, elas também se sentem mais seguras, pois preferem se esconder logo após as “núpcias”. Esse ato também é uma forma de colocar sua futura prole em um lugar seguro. Se acontecer a fuga de um “macho espertinho”, ela não terá outra alternativa senão se expor ao perigo em busca de comida, correndo o risco de ser predada por outro animal, como um pássaro, por exemplo.

Fonte: http://diariodebiologia.com/

6 comentários:

Ade disse...

Não gosto nada desses bichinhos, mas a sua alimentação é bastante interessante. :b

R: Pois parece! :')

Sara C. disse...

Odeio Louva-a-Deus! sinceramente, acho-os horríveis s:

Camila disse...

Olha só , foi bom conhecer mais.

S* disse...

Arre, que medo.

Anónimo disse...

Não gosto desses insetos. :s

R: Tens toda a razão! :)

Carlos Wendell disse...

Ele tem tem realmente o ataque mais rápido da natureza?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...