30 de janeiro de 2013

Pato-mandarim

Com a sua plumagem nupcial, o macho desta espécie é das mais belas e vistosas de todas  as aves. Tem uma crista proeminente na cabeça, penas do pescoço douradas e um par de penas em forma de vela, em regra amarelas, em cada asa. Estas podem erguer-se acima dos flancos - a sua função é puramente ornamental. As fêmeas e os machos não reprodutores são castanho-esverdeados. 
Um dos patos mais arborícolas do mundo, o pato-mandarim repousa em ramos e nidifica em buracos de árvores; as crias aprendem a saltar do buraco para o solo com apenas um dia de vida. Como outros patos arborícolas, tem garras afiadas, com que se fixa aos ramos, e a cauda larga e comprida funciona como um travão reduzindo a velocidade quando o animal pousa numa árvore  Alimenta-se no solo, nas árvores e na água, onde por vezes faz o pino e só raramente mergulha. A sua dieta consistem em sementes e frutos secos, além de alguns invertebrados, como insectos e caracóis-terrestres. O acasalamento é muito social, com vários machos a competir por uma fêmea. 
Original do Leste da Ásia, muitas aves introduzidas estabeleceram-se com sucesso, na Europa Ocidental.

Fonte: BURNIE, D., Grande enciclopédia animal, Civilização, Porto, 2002.

8 comentários:

Anónimo disse...

mas eu queria ir para os açores por querer trabalhar com animais selvagens - selvagens? vacas, porcos, ovelhas e com baleias, tubarões, peixes e cenas assim x) pronto, no zoo, entendes? :p e a imagem que tenho é que em lisboa é mais a veterinária de laboratório e a veterinária de clínica de pequenos, entendes? :s

Opinante disse...

Acho-o lindo!

Audrey Deal disse...

ohh é super fofinho, que lindo mesmo!

Bom estudo querida

asemnome disse...

Que cores lindas!! É mesmo adorável, aw! :)
Beijinhos*

Andreia Dias Blog disse...

Muito obrigada querida, ainda bem que gostas-te :)
Oh é lindo! :o

Anónimo disse...

É lindo! :)

Anónimo disse...

R: Fizeste muitíssimo bem. ;)

Íris disse...

é mesmo bonitinho :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...