13 de setembro de 2013

Sagui cabeça-de-algodão

Sagui cabeça-de-algodão (Saguinus oedipus) é um dos menores primatas conhecidos e pesa menos de 500 g e o seu comprimento está entre 20,8 e 25,9 cm, excluindo a cauda, que não é preênsil, e tem entre 33 e 41 cm de comprimento. Facilmente reconhecido por uma longa crista de pelos brancos no topo da cabeça que se estende até os ombros. A espécie é encontrada em florestas tropicais do noroeste da Colômbia. Possui hábitos arborícolas e diurnos. Sua dieta inclui insetos e exsudatos de plantas e é um importante dispersor de sementes. Possui garras em vez de unhas na maioria de seus dedos das mãos e dos pés, permitindo-lhe subir às árvores com mais facilidade.

Este pequeno macaco vive num grupos de até 13 indivíduos, apresentando uma ampla variedade de comportamentos sociais. Em  grupos formam uma clara hierarquia de dominância onde somente um casal dominante se reproduz. A comunicação é sofisticada e mostra evidência de estruturas gramaticais. 

A população em liberdade é estimada em cerca de 6000 indivíduos, com 2000 adultos. A espécie é considerada como "criticamente em perigo" e já foi listada entre os 25 primatas mais ameaçados do mundo entre 2008 e 2012. A destruição do habitat através do desflorestação é a principal causa desse colapso e o comércio ilegal e utilização destes para pesquisas científicas também são fatores responsáveis pela extinção da espécie.

Fonte: http://blog.arkive.org/tag/endangered-species-of-the-week/page/5/
            http://pt.wikipedia.org/wiki/Saguinus_oedipus

Não te esqueças de seguir a página de facebook do blog, pois muitas outras curiosidade se encontram lá!

2 comentários:

Unknown disse...

São tão bonitos :)
É uma pena ser mais um animal em perigo :x

Emma disse...

Que fofinho! :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...