14 de novembro de 2013

Animais estranhos #5

1. HEMICENTETES SEMISPINOSUS

Hemicentetes semispinosus é uma espécie de mamífero da família Tenrecidae, endêmica de Madagáscar, África. É um pequeno animal, com um focinho longo e membros e uma cauda vestigial. Pelagem preta com listras amarelas longitudinais dorsalmente e com alguns espinhos. É activo durante o dia e noite, alimentando principalmente de minhocas, mas também de insectos.
Quando se sentem ameaçados (normalmente por uma fossa ou mangusto) este pequeno mamífero ergue os espinhos farpados que se encontram nas suas costas, na crista e em torno da sua cabeça, apontando-os completamente para a frente. Estes espinhos irão atacar o nariz ou as patas do predador. 
É o único mamífero conhecido capaz de usar estridulação (acto de produzir som , esfregando em conjunto certas partes do corpo) para gerar som, um método normalmente mais associado a insectos e cobras. E este som é usado para se comunicar dentro de grupos familiares.

2 - LAGOSTA-BOXEADORA

Odontodactylus scyllarus, conhecida como lagosta-boxeadora é uma espécie de tamarutaca nativa do Oceano Pacífico, de Guam até a África Oriental. Em aquários de água salgada, é uma atracão tanto pela coloração quanto pelo perigo. De coloração verde, com pernas laranjas e com a carapaça com estampado tipo leopardo. Estas lagostas possuem olhos incríveis com três pontos focais cada e são capazes de ver do espectro ultravioleta ao infravermelho. 
Costumam ser encontradas próximo à costa de mares tropicais e subtropicais e são predadoras letais que se alimentam de caranguejos, camarões, moluscos e peixes.

3 - NASIKABATRACHUS SAHYADRENSIS

Nasikabatrachus sahyadrensis é uma espécie de anfíbio anuro endêmico dos Gates Ocidentais do sul da Índia. Esta espécie foi descoberta em outubro de 2003 e é considerada um fóssil vivo. Os seus membros têm uma cor violeta e possuem cerca de 7 cm de comprimento. Passam a maior parte do ano no subsolo.

4 - SAIGA

A saiga (Saiga tatarica) é uma espécie de antílope que habita certas áreas da Ásia, principalmente o deserto de Gobi. Possui um nariz flexível parecido com o do elefante que serve para aquecer o ar no inverno e impedir a inalação de poeiras e areias. 
Este antilope mede de 0,6 a 0,8 metros até ao ombro e pesa entre 36 e 63 kg. Vivem de 6 a 10 anos. Os machos são maiores do que as fêmeas e só eles é que possuem chifres. Geralmente um macho possui um harém de 5 a 50 fêmeas.

Fonte: www.wikipedia.com
Não te esqueças de seguir a página de facebook do blog, pois muitas outras curiosidade se encontram lá!

6 comentários:

Filipa disse...

o primeiro não conhecia, é mesmo estranho

beijinhoo

Emma disse...

O último é tão fofo! E a lagosta chama mesmo à atenção com tanta cor :D

Unknown disse...

Nossa, não conhecia nenhum da lista...Parabéns pelo blog, ele tem tanta variedade de animais que se eu for ver tudo que queria, ficaria meses no PC...Sempre que puder vou o visitar, abraço

Alexandra disse...

Nunca tinha visto animais assim! Que estranhos.
-Elisabete

Anónimo disse...

a lagosta é tão gira :o

r: o erro não foi da médica, foi do enfermeiro. mas no meu ponto de vista, ele não tem culpa. os enfermeiros na triagem só têm de responder a determinadas perguntas e consoante isso, determinam se o caso é ou não urgente. eu cheguei lá a queixar-me que tinha um ouvido entupido mas se estivesse com o ouvido entupido e com febre, se calhar ele considerava um caso urgente :/
obrigada :)

Anónimo disse...

r: verdade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...