5 de novembro de 2014

Perguntas e respostas #2

Segue-se um conjunto de perguntas e respostas sobre os mais diversos animais. Vamos lá ver se tu já sabias destas curiosidades ou nem por isso!

1 - Os peixes têm língua?

R: Não, na verdade possui uma estrutura óssea na base da boca que apesar de se assemelhar a uma língua, não apresenta papilas gustativas e como não é um músculo tem muito pouco movimento. Esta estrutura terá provavelmente evoluído para proteger a aorta, que fica muito perto da boca, do impacto causado pela comida grande. 

2 - Porque é que os crocodilos comem pedras?

R: Esta é uma questão que tem vindo a intrigar muitos investigadores desde à várias décadas. Tal como os dinossauros, os seus velhos primos distantes, estes animais comem grandes pedras. E isto porque será? Pensa-se que a sua utilidade seja idêntica à das aves, que comem pequenas pedras, que é para moer a comida numa papa digestível. 

3 - Qual o animal que faz mais sexo?

R: Provavelmente devem estar a pensar no ser humano, mas acreditem que não é! Não existem certezas absolutas, mas existem resultados impressionantes de um roedor do deserto norte-africano, o gerbilo-de-shaw, que foi visto a acasalar 224 vezes em apenas duas horas.

4 - Qual é o invertebrado mais inteligente?

R: São vários os animais que concorrem para este lugar. Temos os polvos em aquários que são conhecidos por escaparem durante a noite e caçar peixes de outros tanques e temos as lulas e os chocos que comunicam com flash de luz e mudanças de cor. Digamos que todos estes animais são capazes de resolver puzzles em laboratório, com tanta facilidade como um macaco. 

5 - Como é que os ouriços-cacheiros se lavam sem picar o focinho?

R: Digamos que eles não se preocupam muito com a higiene pessoa. A sua pele por baixo dos espinhos está cheia de células mortas e muito suja, contudo os esforços para a limpar não são muitos. Utiliza as suas longas garras das patas traseiras para coçar e limpar entre os espinhos e usa a boca para lavar o seu ventre livre de espinhos. 

Não te esqueças de seguir a página de facebook do blog, pois muitas outras curiosidade se encontram lá!
Fonte: NUNES, A., O grande livro das respostas, BBC Vida Selvagem, Lisboa, 2014.

11 comentários:

Sónia TM disse...

Sempre achei que os peixes tinham lingua :)


www.tarasemanias.pt

Hanna H. disse...

r: Sim, também pode ser por vezes por falta de educação dos pais, mas em outras vezes pode mesmo ser deles e os pais não o conseguirem mudar :/ Mas concordo o teu ponto de vista, acho é que pode ir para os dois lados :)

Blackbird disse...

Não sabia que os crocodilos comem pedras!

Luna disse...

Os crocodilos a comerem pedras, o que eu aprendi hoje :p

Mariana disse...

r: acho que é a melhor forma de guardar cada momento desta fase tão importante.

Caty disse...

Que giro ^^

*Beijinhos*
Caty<3
http://myfairytale4.blogspot.pt/

Ember Blue disse...

Que interessante! :) As imagens estão cinco estrelas ^^
Beijinhos*

Sara Silva disse...

curiosidades muito interessantes! eu adoro saber sempre um pouco mais acerca do mundo animal :D
beijinhos *
blog eighteen and a life

Luna disse...

r: É o que vou fazer, dizer que só tenho para mim. Porque do género, estar a pedir o valor do dinheiro não tendo a certeza do valor exato (porque no extrato está tudo, mas eu não sei o que é dela exatamente), ou isto depois de ela mo dar se verificar outra vez...Mas pronto, mentir não é solução mas vai ter de ser.

Itor disse...

Weird :s
R:Então porque?

Tulipa Negra disse...

224 vezes em duas horas!? Bolas.
Adoro a última imagem do ouriço, um amor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...