23 de fevereiro de 2015

Joaninha voa, voa ...

Todos nós conhecemos as famosas joaninhas e provavelmente até brincamos com elas em pequenos e cantamos a bela cantiga para estas em seguida voarem. 
Agora uma questão? Acham que sabem tudo sobre este magnifico insecto?
A joaninha pertence à família dos Coccinelídeos, sendo assim parente dos escaravelhos e dos coleópteros que pertencem à mesma ordem. Existem mais de 4.500 espécies de joaninhas por todo o mundo, podendo variar muito em tamanho e cor. São ajudantes preciosas dos jardineiros e agricultores, uma vez que estas se alimentam das pragas agrícolas, nomeadamente insectos de corpo mole como pulgões, ácaros, moscas-brancas e cochonilhas.
Uma única joaninha pode devorar até 65 pulgões por dia. As fêmeas consomem mais do que os machos e ambos os géneros comem mais quando a temperatura é mais elevada, como numa estufa.  A sua coloração tem por objectivo avisar os predadores do seu mau sabor , quando ameaçadas, podem exsudar um líquido alcaloide tóxico e mal cheiroso a partir das articulações. Contudo apesar deste mecanismo de defesa, as joaninhas não deixam de ter inimigos, como as moscas e vespas parasitas. As joaninhas podem apresentar diversas cores que vão desde o vermelho, tão bem conhecido por nós, até ao amarelo, laranja e azul.
Em vários países, muitas espécies nativas de joaninhas estão ameaçadas pela joaninha-asiática (Harmonia axyridis) que  possui uma alimentação muito variada, podendo assim superar as joaninhas residentes no seu habitat nativo. E um quinto das espécies de joaninhas nativas das Ilhas Britânicas estão em declínio. 

Fonte: Joaninha, voa, voa ... , Quero saber - Especial Ambiente, Queluz de Baixo, Barcarena, pag. 046, 2012

Não te esqueças de seguir a página de facebook do blog, pois muitas outras curiosidade se encontram lá!

11 comentários:

Pretty in Pink disse...

Não fazia ideia que elas lançavam um liquido quando se sentiam ameaçadas :D São tão fofas que nunca pensei que o fizessem =P

Beijinhos*

Audrey Deal disse...

As joaninhas são tão fofinhas, não fazia ideia das várias espécies!

Unknown disse...

Olha não fazia ideia que existiam joaninhas pretas com pintas vermelhas :O Estou sempre a aprender :)

Amy ⚓ disse...

quando era pequenina e encontrava joaninhas, trazia sempre para casa e fazia-as de meu animal de estimação xD

r: mas eu quero ter mais de 16 para ir a exame com uma nota... satisfatória para não correr o risco de chumbar outra vez :(

Anónimo disse...

Não sabia nada disto xD mas a minha cunhada sabe estas coisas todas eheh

Martinha disse...

r: concordo contigo! E não há que ter vergonha! Hoje em dia o mercado das lancheiras oferece opções tão giras, não temos que nos sentir mal por termos uma caixa menos gira. Já para não falar da comida que é completamente diferente daquela que o refeitório oferece.
Não imaginava que existiam tantas espécies de joaninhas:)

Classe Cappuccino disse...

Mas que animal mais perfeito, são lindas as joaninhas.

Nea ☽ disse...

Que post tão fofo ihih

Anónimo disse...

Adorei essas coisas fofas!

Anónimo disse...


É são perfeitas

Unknown disse...

Joaninhas são muito fofas e eu sempre gostei delas



Beijinhos❤

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...