27 de junho de 2020

Aves do meu jardim


Existem aves em toda a parte. Quer vivas no campo, numa vila ou numa cidade cheia de movimento, certamente que já viste alguma ave da janela de tua casa ou a saltitar no teu jardim.
Conheces as aves que vês da janela ou do jardim de tua casa?

Fica a conhecer algumas das muitas espécies de aves, neste caso passeriformes, que podes ver e ouvir facilmente no conforto de tua casa.

Escreve nos comentários as espécies que já conhecias ;)

1. Melro-preto (Turdus merula)
Com o seu bico alaranjado e corpo preto (caso dos machos), certamente que já viste e ouviste esta ave tão conhecida por todos nós. A fêmea, mais discreta, é acastanhada com o peito sarapintado e o bico escuro.
Com um canto melodioso e bastante audível, alimenta-se de insetos e minhocas do solo, mas também consome bagas.


2. Pardal-do-telhado (Passer domesticus)
Uma das aves mais comuns e abundantes do nosso país e certamente das mais fáceis de observar, o pardal-comum ou pardal-do-telhado é um passeriforme muito sociável e adaptado às atividades humanas. A plumagem é maioritariamente acastanhada, sendo que os machos são mais vistosos, com um babete preto e testa e coroa cinzenta. Ao passo que as fêmeas e os juvenis possuem uma lista creme do olho à nuca.


3. Rabirruivo-preto (Phoenicurus ochruros)
Uma ave não tão conhecida a nível popular, mas bastante comum no nosso país. O rabirruivo pode ser facilmente reconhecido pela sua cauda alaranjada. O macho é praticamente preto com uma pequena mancha branca na asa, ao passo que a fêmea e os juvenis são acastanhados.
Alimenta-se de insetos, minhocas e caracois que captura no solo e por vezes consome também sementes e bagas. 


4. Alvéola-branca (Motacilla alba)
Conhecida pelo seu típico balançar da cauda comprida e abanar da cabeça no solo, onde passa a maior parte do tempo, a alvéola-branca é um passeriforme facilmente observado nos jardins de nossas casas. Os adultos possuem uma plumagem branca e preta e bico fino e os juvenis são mais acizentados.
Alimenta-se de diversos insetos, aranhas e pequenos caracóis e minhocas, que encontram facilmente no solo. 


5. Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula)
Esta ave não tem nada que enganar, de cabeça e peito ruivo e comportamento atrevido, o pisco-de-peito-ruivo é das espécies mais reconhecidas, em especial nos meses de inverno com a chegada de algumas aves migradoras. Presente em todo o país, é uma espécie típica de zonas arborizadas, desde bosques a parques e jardins, especialmente das regiões mais húmidas.
Alimenta-se de insetos e outros invertebrados, mas também de bagas no outono e inverno. 


1 comentário:

Isa Sá disse...

Belas imagens!

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...