25 de junho de 2012

Morreu a criatura mais rara do mundo

Chamavam-lhe «Lonesome George» e era o 
último da sua subespécie. O «George Solitário» morreu e com ele acabaram as tartarugas gigantes de Pinta, nas Galápagos.
Lonesome George: morreu o último da sua espécie

George, que foi encontrado no seu habitat pelo homem que o tratou durante 40 anos, Fausto Llerena, teria cerca de 100 anos e tornou-se um símbolo da ameaça global às espécies animais. Era conhecido como a criatura mais rara do mundo, por haver a certeza de que era o único da sua subespécie. A «Chelonoidis nigra abindgoni» está agora oficialmente extinta.

Descoberto em 1972 na ilha de Pinta, uma das 13 do arquipélago das Galápagos, George começou por ser uma boa notícia, porque já na altura se pensava que a sua subespécie estaria extinta. Foi «adotado» pelo Parque Nacional de Galápagos, que tentou criar-lhe condições para ter descendência, mas ao longo destas quatro décadas nunca procriou.

Partilhou habitat durante 15 anos com uma tartaruga fêmea da ilha de Wolf e chegou a acasalar, mas os ovos eram inférteis, recorda a BBC. Depois foi-lhe apresentada uma 
tartaruga da ilha Espanhola, geneticamente mas próxima, mas nada.
Lonesome George: o último da sua espécie
A espécie de George Solitário era fértil e numerosa até ao séc. XIX, mas foi definhando, devido a vários fatores. A começar pela perseguição e caça por parte de pescadores e dos marinheiros que passavam nas ilhas e aproveitavam a carne, que duraria mais do que a carne normal. A introdução de espécies exteriores à ilha, como cabras, também aumentou a pressão sobre as tartarugas.

A variedade morfológica entre as diferentes ilhas das tartarugas das Galápagos surpreenderam Charles Darwin, quando o naturalista visitou o arquipélago no séc. XIX, e foram uma das observações que serviu de base à sua teoria de evolução das espécies.

Restam várias subespécies da tartaruga gigante das Galápagos, a grande imagem de marca do arquipélago que pertence ao Equador.



Fonte:http://www.tvi24.iol.pt/ambiente/george-tartaruga-morte-extincao-galapagos/1357364-4070.html

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...