30 de setembro de 2012

Lince-ibérico

Lince espanhol
Ficheiro:Status iucn3.1 CR pt.svg
Em perigo crítico
   O lince-ibérico é o lince mais pequeno do Mundo. Esta espécie só existe na Península Ibérica, principalmente em Espanha. É um felídeos esbelto e elegante, cujas orelhas são providas de pincéis compridos de pêlos negros.

Apreciador de coelhos
   O principal alimento do lince-ibérico é o coelho-bravo. O desaparecimento dos coelhos numa grande parte do território do lince devido à caça, à transformação dos habitats e sobretudo a epidemias provocaram uma diminuição das populações do lince, mas muitas outras ameaças põem em perigo a sobrevivência deste pequeno felídeo: os habitats naturais são alterados pelo homem, a caça ilegal continua, a construção de novas estradas em regiões selvagens causa a morte a muitos linces todos os anos...

O mais raro

O lince-ibérico é actualmente um dos mamíferos mais ameaçados do Mundo. Enquanto vários milhares destes animais ainda viviam na Espanha e em Portugal à menos de um século, hoje em dia os efectivos dos sobreviventes estimam-se entre 150 e 200 indivíduos no máximo! É provável que o lince-ibérico tenha desaparecido em Portugal e sobreviva apenas em 2 maciços montanhosos do Sudeste da Espanha. Contudo, o centro de reprodução em cativeiro do lince-ibérico, em Silves, está, pela primeira vez, a treinar crias para a reintrodução na natureza, na região da Andaluzia. Ao mesmo tempo, em Portugal prepara-se o território para o futuro regresso da espécie ao país.

As fêmeas do lince-ibérico só se reproduzem a partir do momento em que encontram um território.



Fonte: WETTER, B., Animais a proteger, Girassol, Sintra.

5 comentários:

Anónimo disse...

Adoro tudo que seja felino, e o lince é qualquer coisa de bonito :)

Unknown disse...

Tens de ver um dia destes, é lindo :)

Sexinho disse...

Bichinhos mais lindos!

Renata disse...

Não diria melhor! ;D

Alexandra e Elisabete disse...

Adoro linces são dos meus animas preferidos *.*
-Alexandra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...