1 de março de 2013

Tudo sobre tartarugas...

As tartarugas são animais muito antigos, que já existiam na época dos dinossauros. Surgiram há uns 300 milhões de anos e mantiveram-se inalteradas, protegidas dos inimigos pela sua «armadura óssea», a carapaça que serve-lhe de abrigo. Quando se sente ameaçada, pode enfiar-se dentro dela quase por completo. No entanto, esta carapaça é muito pesada, impedindo a tartaruga de se deslocar rapidamente. 
As tartarugas não tem dentes, mas têm um bico afiado e é com este bico que elas colhem e cortam as plantas e frutos de que se alimentam. Durante o período de reprodução, a fêmea escava um buraco, onde introduz os seus ovos, e depois afasta-se. Quando adulta a tartaruga pode medir até 1,2 m de comprimento e pesar mais de 220 kg!
Tartaruga-das-Galápagos
A avozinha...
As tartarugas vivem cerca de 100 anos. O recorde é detido por uma tartaruga de Madagáscar que viveu 152 anos.
Para determinar a idade de uma tartaruga basta contar os anéis de crescimento de uma das escamas da carapaça. Cada um deles corresponde a um ano de vida. Por vezes é difícil porque as tartarugas crescem mais devagar a partir dos doze anos e porque os anéis se gastam e ficam menos visíveis. Os cientistas têm outros meios, em função do tamanho e do peso. Assim, uma fêmea de tartaruga de Hermann com 17 cm tem entre quarenta e sessenta anos.
Tartaruga de Hermann
As tartarugas marinhas vivem nas águas quentes dos oceanos. Em terra são lentas e desajeitadas, mas no mar agitam as patas transformadas em remos, como se voassem, e atingem os 36 km/h!
É considerado o réptil que nada melhor viajando centenas de quilómetros à procura de comida ou local onde pôr os ovos.
Tartaruga verde
Macho ou fêmea?
Em laboratório descobriu-se que a temperatura durante a incubação dos ovos influencia o sexo das crias. Assim, nas tartarugas-verdes, uma temperatura acima dos 28 ºC só dá machos, e abaixo desse valor só dá fêmeas. Esta particularidade é usada pelos criadores para a escolha do sexo das crias.
Tartaruga-de-couro
As tartarugas marinhas passam toda a sua vida no mar, excepto quando as fêmeas têm de vir à terra para desovar, sempre durante a noite. A tartaruga arrasta o corpo na praia com grande esforço, abre um buraco, põe os ovos, tapa-os com areia e volta para o mar. Uma postura é de 50 a 200 ovos (uma tartaruga-de-couro produz mais de 1000 ovos por ano pesando cerca de 800 kg e 2,5 m de comprimento). Os ovos incubam na areia quente de um a três meses. À nascença, os recém nascidos são verdadeiros desportistas de casca mole. Pesam apenas 5 gramas e correm para o mar com todas as suas forças por causa dos abutres, dos cães vadios e de outros predadores. Só as mais afortunadas é que sobrevivem.
Tartaruga-da-Flórida

Não te esqueças de seguir a pagina de facebook do blog, pois muitas outras curiosidades e informações interessantes são publicadas diariamente!! 
Segue aqui: https://www.facebook.com/mundoanimal66

Fontes: WARNAU. G., Ao encontro dos animais, Girassol, Rio de Mouro, 2002; 
              LAZIER. C., Enciclopédia FLEURUS júnior Os Animais, Fleurus, Lisboa, 2004;
              BAILEY. J., Animais perguntas e respostas, Civilização, Porto, 2003. 

38 comentários:

Anónimo disse...

gosto imenso de tartarugas ^^

Unknown disse...

Esses animais podem viver tantos anos. Como conseguem elas? xD
Eu já tive uma, talvez fosse um cágado e não tartaruga mas por irónico que pareça morreu atropelada :(
Não sei como conseguiu saltar o aquário, sair de casa pelas escadas, sair pelo portão para a rua e ser atropelada :s
Até hoje não percebo xD

Lani disse...

152 anos é muito tempo mesmo! Quando elas correm para o mar são tão pequeninas e tão fofinhas! ^^
R: Bom fim de semana, e bom estudo para ti também :) *

Jade Cooper disse...

quero viver tanto como elas !! ahaha

Tânia Silva disse...

Adoro tartarugas *___*

Bárbara Silva disse...

Admiro as tartarugas :)

Ade disse...

Adorei o post! As tartarugas são tão fofas!

Ana Lopes disse...

adorei o post! Já tive 2 tartarugas e confesso que adorei!

- Non White ॐ disse...

Muito obrigada querida :))

Audrey Deal disse...

Brutal, não fazia ideia nem de metade das coisas que escreveste! Nunca tive uma tartaruga e não me importava de ter uma.

-sb disse...

eu tive uma tartaruga quando era pequena que tinha encontrado junto a um lago (por 3 dias, depois voltei a deixa-la onde a tinha encontrado, tive pena dela), era tão gira!

Anónimo disse...

Entre 100 tartarugas que nascem sao poucas que sobrevive dos seu predadores como gavioes carcaras tucunares e outro

Anónimo disse...

Tartarugass eu amo Elass .. ^-^

Unknown disse...

olá, meu nome é Beatriz Maia tenho apenas 11 anos mas amo animais como baleias, tubaro~es,tartarugas,peixes diferentes,etc.Eu pesquiso muito sobre animais mas nunca vi um site falando tantas coisas sobre tartarugas como o seu.Obrigada

Anónimo disse...

É muito legal as tartaruga.
Meu nome é jennifer

Unknown disse...

ammmmeiiiii muito legal e intereçante

Anónimo disse...

Amei...muito interessante... desejo saber como posso adquirir um casal d tartaruga terrestre.

Anónimo disse...

quanto tempo levam os ovos para nascerem as tartaruguinhas ?

Sara Moreira disse...

Varia de espécie para espécie, mas por norma demora pelo menos 45 dias. Isto se as condições climáticas forem favoráveis, pois caso contrário a tartaruga tem a capacidade de desacelerar ou até mesmo interromper o processo do desenvolvimento do ovo.

Espero ter ajudado :)

Anónimo disse...

onde as tartarugas marinhas moram

Anónimo disse...

tenho uma tartaruga e ñ sei se posso pega-la na mão!

Sara Moreira disse...

Claro que pode, desde que não a magoe e não a perturbe demasiado :)

Anónimo disse...

adorei!!!!eu adoro tartarugas!!!!

truily disse...

Olá quando a tartaruga nasce continua a vivel junto a mãe tartaruga ou elas logo se separam? E sera que se reconhecem?

Sara Moreira disse...

Olá, pelo que eu sei as tartarugas enterram os ovos na areia e após os depositarem voltam para o mar deixando por completo os seus ovos. A temperatura da areia é que irá permitir a incubação dos ovos e também determinar o sexo dos indivíduos. E após estes eclodirem, as tartarugas terão de depender de si mesmas para sairem do buraco feito pela sua progenitora e seguirem em direcção ao mar. Acredito que não se reconheçam, pois o número de ovos que uma tartaruga marinha pode por é bastante grande e como esta vai logo embora após a postura dos mesmos, esta segue o seu rumo e perde o contacto com os seus ovos.

Anónimo disse...

É possivel que a tartaruga macho coma os filhotes? meus filhotes estao sumindo sem explicação! !

Sara Moreira disse...

Se estiver a falar de tartarugas marinhas, duvido muito, pois a fêmea enterra os ovos na areia e volta para o mar e nenhum dos progenitores chega alguma vez a ver as suas crias. Mas se estiver a falar de cagados (tartarugas de água doce), isso já não tenho a certeza. É certo que em muitas espécies o macho mate as suas crias para a fêmea voltar a ficar no cio, mas não sei se isso acontece com os cagados. O que pode fazer é separar o macho dos seus filhotes e ver se este realmente os mata ou não.

kateriny Carlene disse...

As tartarugas marinhas quando nascem voltam para o mar abandonados e vao juntos, mas quando vao para o mar se separam completamente no entanto e provavel que poucas tartarugas Cheguem ao habitat natural.

kateriny Carlene disse...

As tatarugas marinhas sao espetaculares mas tenho uma duvida como e que as tartarugas entram Dentro da sua carapaça.

Daniela disse...

Olá, tudo bem?
Meu nome é Daniela, tenho 2 tartarugas tigres d'agua, zuri de 7 meses e anzol de 4 anos!
Pra você entender certinho vou contar td a história, zuri foi comprada em fevereiro deste ano, 4 meses depois ganhei a anzol (fêmea) de uma pessoa que não a queria mais!
A 2 semanas atrás ganhei um macho de outra pessoa que não queria mais, ele ficou 1 semana aqui e agora está com a minha irmã. O problema começou com a anzol, no domingo, minha irmã estava vindo buscar o macho e então coloquei ele junto com a anzol, ele ficava raspando as unhas na cara e nos olhos dela! (vi na Internet que é a dança do acasalamento) e então a anzol se irritou e mordeu ele, imediatamente eu o tirei do aquario, e ficou td bem!
Porém desde domingo a anzol vem se comportando estranhanente, era calma, e agora está agressiva. Se colocar qlqr coisa na frente dela ela já morde. Hoje pela manhã fui colocar as 2 no sol e ela saiu na disparada e grudou na cabeça da zuri! No chão!
Oque pode estar ocorrendo?
Stress?
Não sei oque fazer! Será que você poderia me dar algumas dicas?

Obrigada
Att.Daniela

joseteolivieer@gmail.com disse...

ajudo muinto as informaçoes valeu

Unknown disse...

Por quanto tempo uma Trataruga fica dentro do casco

Unknown disse...

Por quanto tempo uma Trataruga fica dentro do casco

Unknown disse...

Obrigado esso me afodo muito para cuidar da minha taetarugo neses 152 anos.

Unknown disse...

como a gente sabe que se e femia ou macho e que anéis? a minha tartaruga n sei o sexo dela ainda mais me parece ser homem não sei da onde ela veio ela é uma tartaruga do mar soque ela vive seu maior tempo sem a água a minha tartaruga come camarão seco soque ela só come na água mais as vezes ela não come o camarão e fica parada varias vezes você sabe oque é isso????

Unknown disse...

quero ser uma tartaruga

Anónimo disse...

Quero sentar natata

Anónimo disse...

Fantástico muito bom, demais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...