29 de setembro de 2012

Macropinna microstoma

   Macropinna microstoma é a única espécie de peixe do género Macropinnapertencente à família Opisthoproctidae. Foi descoberto em 1939, mas só foi fotografado vivo em 2004. Possui uma rara e transparente cúpula na cabeça, preenchida de fluido, através da qual se podem visualizar as lentes dos olhos. Os olhos têm uma forma de barril e podem ser rodados para apontar para frente ou para cima, olhando através dessa mesma cúpula.

   O M. microstoma tem uma pequena boca e a maior parte do seu corpo é coberta de grandes escamas. Normalmente paira quase imóvel na água, a uma profundidade de cerca de 600 metros até 800 metros, usando as suas grandes barbatanas para a estabilidade e com os seus olhos apontados para cima. Em condições de pouca luz assume-se que o peixe detecta a presas pelas suas silhuetas. Os investigadores do MBARI Bruce Robison and Kim Reisenbichlers observaram que quando uma presa de pequenas dimensões (como um pequeno peixe ou uma alforreca) é detectada, os olhos rodam-se como uns binóculos, apontando para a frente enquanto ele roda o seu corpo de uma posição horizontal para vertical, para se alimentar. 
   Desenhos antigos não mostram a cúpula transparente, já que a mesma é normalmente destruída quando o peixe é trazido das profundezas.

6 comentários:

Unknown disse...

Parece que ta triste, mas é lindo...é espantoso!

JS disse...

Tem uma expressão quase humana. A ideia da cabeça transparente é ótima. Em caso de traumatismo craniano, não tem de fazer RX. :)

Gabriela. disse...

é, vou fazer isso ;)

V* disse...

O livro é caríssimo sim. Por isso eu comprei as fotocópias...
Até prefiro porque assim dá para sublinhar e escrevinhar à vontade :p

Anónimo disse...

Porque é que não sabes se vais conseguir? :)

Anónimo disse...

Eu encontrei um site com todas as faculdades norte-americanas. Facilita-me o trabalho, apesar de achar que nem todas as informações que lá aparecem estão corretas.
Mas não desistas :) Tal como disseste, estás no segundo ano da licenciatura, se fores procurando aos poucos na net, vais acabar por encontrar as informações que queres.
Beijinho*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...