28 de novembro de 2012

O video mais incrível com uma chita que tu possas assistir

Movimentos ágeis e sincronizados, somados a uma anatomia que favorece a corrida, fazem da chita o mamífero mais rápido do mundo. Filmar esta criatura em detalhes, portanto, não é tarefa simples.


Para gravar o material que você vê abaixo, profissionais da National Geographic e do Zoológico de Cincinnati (EUA) uniram esforços e recursos: usando uma câmera Phantom, que filma 1,2 mil quadros por segundo, eles conseguiram capturar cada promenor do movimento da chita, que atingiu velocidades superiores a 96 km/h.
O vídeo reúne filmagens feitas com cinco chitas ao longo de três dias.

Fonte: http://hypescience.com/video-o-mais-incrivel-com-um-guepardo-que-voce-podera-assistir/

26 de novembro de 2012

Lira - a ave imitadora de sons

As liras (menurídeos) habitam florestas de chuva e matos no Leste e Sudeste da Austrália. A lira de Alberta é a menor e mais acastanhada, enquanto a magnífica lira-real é acizentada. Os machos das 2 espécies são conhecidos pela sua extravagante cauda, que na lira-real pode atingir 60 cm e tem 2 penas em forma de lira. Os machos executam os seus rituais de exibição em meados do Inverno; o de lira de Alberta sobre uma plataforma de folhas de videira e o de lira-real sobre inúmeros montículos de terra que ele próprio constrói no seu território. Enquanto canta, o macho pavoneia-se, eleva a cauda sobre o dorso, sacudindo-a e rodando lentamente.

Vocalizações e mimetismo
O cantar da lira é um dos aspectos mais distintivos da sua biologia comportamental. Esta canta durante todo o ano, cantado com maior intensidade na época de reprodução, de junho a agosto. Durante este pico pode cantar durante quatro horas por dia.
A lira tem uma capacidade extraordinária, no repertório vocal e mimetismo. Esta consegue imitar com grandes fidelidade as músicas individuais de outras aves e as conversas de bandos de pássaros, e também imitar outros animais, como coalas e dingos. A lira é capaz de imitar inúmeros sons como um apito de  uma fábrica, motosserras, motores de carros, alarmes de carro, alarmes de incêndio, persianas de câmara  cães ladrando, bebê chorando, música, e até mesmo a voz humana. No entanto, quanto à imitação de ruídos humanos este é bastante incomum.

Vê o video que mostra os inúmeros sons que esta ave consegue imitar! Vais ter surpreender!!



Fonte: BURNIE, D., Grande enciclopédia animal, Civilização, Porto, 2002.

23 de novembro de 2012

Animais estranhos #1

POLVO ROXO
Ainda não se sabe se esse polvo é uma nova espécie, mas cientistas acreditam que ele e mais 10 espécies encontradas no Canadá ainda não estejam catalogadas.

MORCEGO NARIZ DE TUBO
Esse morcego frutívoro, também conhecido como “morcego Yoda” pela internet. Ele é apenas uma das 200 novas espécies descobertas em Papua Nova-Guiné.

MACACO DE MIANMAR
Dizem que o focinho desse macaco é tão curto que até a chuva faz com que ele fique espirrando o tempo todo.

BAGRE COMEDOR DE MADEIRA
Esse peixe foi encontrado na floresta amazónica  Alguns peixes tem o costume de raspar madeira encontrada nos rios para ingerir pequenos animais incrustados nela, mas esse bagre realmente ingere a madeira.

O SAPO DOS SIMPSONS
Esse sapo foi descoberto na Colômbia em Setembro de 2010. Ele foi baptizado temporariamente de “Sapo dos Simpsons” por ter uma similaridade com o famoso personagem “Mr.Burns”, enquanto ainda não é oficialmente considerado uma nova espécie.

PEIXE COM MÃOS
O “peixe cor-de-rosa –de-mãos” e foi descoberto na Tasmânia. Eles usam suas barbatanas adaptadas para andar pelo fundo do oceano em vez de nadar!

LAGARTIXA ESQUISITA
Uroplatus fimbriatus é endêmico das florestas tropicais de Madagascar, e pode atingir um comprimento de 30 centímetros. A lagartixa usa sua cauda plana para armazenar água, e como não tem pálpebras, a criatura confia em sua língua para remover poeira do olho.

Fonte: http://hypescience.com/categoria/animais/

21 de novembro de 2012

Peixe com dentes de HUMANOS

Pacus são parentes das piranhas, e normalmente são encontrados em riachos da América do Sul. No entanto, algumas pequenas populações aparecem ocasionalmente em lagoas nos Estados Unidos e tocam o terror na população.
Afinal, o pacu também é conhecido como o peixe “ladrão de testículos”. Essa espécie tem dentes assustadoramente parecidos com o de seres humanos, e segundo a lenda, ele confunde testículos de nadadores distraídos com comida.
Neste ano, uma onda de ataques incomuns foi registrada no lago Lou Yaeger, em Illinois (EUA). Um homem foi castrado por um pacu, e desde então famílias a procura de diversão aquática têm passado longe do local.
Em Pápua-Nova Guiné, a situação é ainda pior. No país que fica localizado ao norte da Austrália, esse peixe é conhecido pelo apelido de “arranca-bagos”. No ano passado, pacus foram responsáveis pela morte de pelo menos dois pescadores por lá. Os homens perderam muito sangue após os peixes terem atacado seus testículos.
Normalmente, pacus só comem frutas, insectos  e nozes. Talvez esteja aí a explicação. Vai ver esses peixes têm dentes óptimos  mas uma visão péssima. Por isso, quando você for nadar, não se esqueça de usar calção de banho, para a sua própria segurança. 
Fonte: http://hypescience.com/conheca-o-assustador-peixe-que-possui-dentes-humanos/

20 de novembro de 2012

Lobo-da-etiópia

Um lobo que não é lobo...
Ficheiro:Status iucn3.1 EN pt.svg
Em perigo
O lobo-da-etiópia de lobo só tem o nome: na realidade, este canídeo tem mais em comum com o chacal do que com o lobo. Só vive nas terras altas da Etiópia, a mais de 3 mil metros de altitude e em mais nenhuma parte do Mundo. Maior que a raposa, percorre em casal ou em pequenas alcateias o seu território de caça em busca de roedores - e mais particularmente do rato-toupeira-, que constituem o essencial da sua ementa.

O canídeo mais raro!
Este animal é muitas vezes considerado o canídeo mais raro do Mundo: restam apenas cerca de 400 a 450 no total, distribuitdos principalmente por 2 maciços montanhosos etíopes: os maciços do Bale (cerca de 150 exemplares) e do Simien (cerca de 50 exemplares). Esta área de distribuição muito limitada torna o lobo bastante vulnerável a qualquer modificação do seu habitat natural.

Cerca de 3/4 da população do lobo-da-etiópia morreram devido a uma epidemia de raiva!

Vitimas dos criadores
A principal causa de rarefacção do lobo-da-etiópia está ligada à exploração das terras pelos pastores. A presença dos rebanhos perturba os lobos modificando a estrutura das pradarias e enfraquecendo as populações de roedores de que o canídeo se alimenta. Embora geralmente não cacem o lobo, os pastores por vezes abatem-no quando se aproxima dos rebanhos. São os cães que acompanham os rebanhos que representam um risco maior para a espécie. Mais agressivos, matam por vezes um lobo, mas, sobretudo, transmitem-lhes doenças.

 

Fonte: WETTER, B., Animais a proteger, Girassol, Sintra.

16 de novembro de 2012

Ver online animais em tempo real

Sabias que existe um site onde podes ver animais selvagens em tempo real nos seus habitats naturais bem como em reservas naturais?
Ah pois, este site mostra-nos o dia-a-dia de animais tais como o Urso polar , Urso pardo, Panda, Beluga e papagaio do mar.
O site tem como objectivo levar as pessoas a apaixonarem-se pela vida animal, podendo vir a sensibilizar-se para o risco que estes animais enfrentam hoje em dia e fazer donativos para a sua protecção. Este também nos diz quais as melhores horas para ver estes animais, pois nem sempre as câmaras estão a funcionar a 100% e quando é de noite não se vê nada!

Desfrutam bem deste site que tanto tem para vos oferecer e nunca se esqueçam que estes animais só continuarão a existir se o homem deixar de destruir os seus habitats!

 

10 de novembro de 2012

O bicho cabeludo mais cabeludo

Este bicho cabeludo é uma lagarta da família de mariposas Megalopygidae. E é o bicho cabeludo com mais cabelo!

Essa bela lagarta foi fotografada na Posada Amazonas, na província de Tambopata, no Peru. Apesar de ser muito simpática e fofinha, é bom ficar longe dessa futura mariposa. Ela pode parecer convidativa, mas possui espinhos venenosos escondidos por baixo dos cabelos macios.

Se forem quebrados, esses espinhos liberam uma substância química que provoca uma dor insuportável e pode causar uma reacção alérgica extrema que resulta em erupções cutâneas, bolhas, inflamação e dificuldade de respiração. 

Por isso, se fores para o Peru e te deparares com estas criaturas peludas, lembra-te de manter a distância.

   

Fonte: http://hypescience.com/o-mais-cabeludo-bicho-cabeludo/

5 de novembro de 2012

SENSACIONAL Imagens de olhos de animais

Será que consegues identificar estes inúmeros olhos logo à primeira? Repara como alguns são realmente espantosos!

Olho humano

Olho de arara

Olho de jacaré

Olho de cavalo

Olho de chimpanzé

Olho de hamster

Olho de iguana

Olho de lagosta

Olho de lémure

Olho de peixe

Olho de cachorro (Husky)

Olho de gato siamês

Olho de cobra phyton

Olho de mosca (Asilidae)

3 de novembro de 2012

Muitas CURIOSIDADES #2

Sabias que o coração da baleia-azul é do tamanho de um carro pequeno? Pesa cerca de 589 kg, o seu batimento cardíaco pode ser detectados a partir de dois quilómetros de distância e um ser humano pode caber dentro das suas artérias!

Sabias que os colibris são os helicópteros do mundo das aves? Pois é, estes seres pequeninos são capazes de voar em todas as direcções, para a frente, para os lados, para cima e para baixo. Podem até flutuar no ar sem saírem do mesmo lugar!

Sabias que os ovos de colibri são frequentemente tão pequenos como a ponta de um dedo? O mais pequeno só tem um 1 cm de ponta a ponta!
Anna's Hummingbird (Calypte anna)

Sabias que os crocodilos choram? Os olhos destes têm umas glândulas que produzem lágrimas como os nossos olhos, mas não por estarem tristes. Os crocodilos "choram" quando estão em terra durante algum tempo e os olhos começas a secar. As lágrimas limpam os olhos e ajudam as pálpebras a deslizarem suavemente.

Sabias que existem peixes que podem trepar às árvores? O último lugar onde estavas à espera de ver um peixe seria no cimo de uma árvore- mas acontece que o saltador-do-lodo é um peixe muito estranho! Trepa com as suas barbatanas que parecem pernas, agarrando-se com uma espécie de ventosa que tem na barriga. Pois, ao contrario da maior parte dos peixes, o saltador-do-lodo pode tirar oxigénio tanto do ar como da água.

Fontes: GANERI, A., Porque será que os camelos têm bossas, Desabrochar, Porto, 1993.
              BAILEY, J., Animais perguntas e respostas, Civilização, Porto, 2003.