20 de novembro de 2012

Lobo-da-etiópia

Um lobo que não é lobo...
Ficheiro:Status iucn3.1 EN pt.svg
Em perigo
O lobo-da-etiópia de lobo só tem o nome: na realidade, este canídeo tem mais em comum com o chacal do que com o lobo. Só vive nas terras altas da Etiópia, a mais de 3 mil metros de altitude e em mais nenhuma parte do Mundo. Maior que a raposa, percorre em casal ou em pequenas alcateias o seu território de caça em busca de roedores - e mais particularmente do rato-toupeira-, que constituem o essencial da sua ementa.

O canídeo mais raro!
Este animal é muitas vezes considerado o canídeo mais raro do Mundo: restam apenas cerca de 400 a 450 no total, distribuitdos principalmente por 2 maciços montanhosos etíopes: os maciços do Bale (cerca de 150 exemplares) e do Simien (cerca de 50 exemplares). Esta área de distribuição muito limitada torna o lobo bastante vulnerável a qualquer modificação do seu habitat natural.

Cerca de 3/4 da população do lobo-da-etiópia morreram devido a uma epidemia de raiva!

Vitimas dos criadores
A principal causa de rarefacção do lobo-da-etiópia está ligada à exploração das terras pelos pastores. A presença dos rebanhos perturba os lobos modificando a estrutura das pradarias e enfraquecendo as populações de roedores de que o canídeo se alimenta. Embora geralmente não cacem o lobo, os pastores por vezes abatem-no quando se aproxima dos rebanhos. São os cães que acompanham os rebanhos que representam um risco maior para a espécie. Mais agressivos, matam por vezes um lobo, mas, sobretudo, transmitem-lhes doenças.

 

Fonte: WETTER, B., Animais a proteger, Girassol, Sintra.

7 comentários:

Audrey Deal disse...

Eu acho-os super fofinhos.
Resto de uma boa semana querida, beijinho*

Anónimo disse...

É mesmo dificil isto...mas eu vou apagar tudo o que tenho de importante no outro blog e vou continuar com ele, mas no meu novo é que vou falar de coisas pessoais :)

Anónimo disse...

Que bonitos!
É uma pena que hajam tão poucos :/

JS disse...

Vi outro dia um programa sobre eles.
São também os únicos lobos do continente africano.

Jéssica Silva disse...

Adorei o post :)
Beijinhos :)

Fifi disse...

Que giro! :)

Unknown disse...

Realmente é mais parecido com um chacal. São animais lindos, pena que estejam a desaparecer aos poucos :(

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...