26 de dezembro de 2012

Veja o tamanho e peso do cérebro humano em comparação com outros animais


O cérebro humano é incrível, e, com certeza, o que mais nos diferencia dos outros animais. Mas não é o maior cérebro do reino animal; animais maiores, como baleias e elefantes, têm cérebros maiores (a baleia- azul, com seus 10 kg de cérebro, tem o maior do reino animal).
Porém, o cérebro humano é muito grande quando comparado com o tamanho do nosso corpo. O cérebro humano pesa, em média, 1,5 kg. Em um homem de 80 kg, é quase 2% do seu peso corporal. Já a baleia-azul, com suas 200 toneladas, tem um cérebro que ocupa apenas 0,005% de seu corpo.
Mas proporção também não é tudo. Se inteligência dependesse só disso, estaríamos empatados com os ratos, que também têm um cérebro que ocupa 2% de espaço no corpo.
A chave é a complexidade desse órgão.
A maioria das criaturas vivas possui um sistema nervoso. Em algumas delas, ele é muito simples, como o da anémona do-mar, que tem apenas uma pequena rede de células nervosas. Nos insectos  essas células ficam lado a lado para formarem os nervos. Em criaturas mais complexas, forma-se uma coluna que possui um cérebro e uma medula espinal. Entre estes animais, os peixes possuem o cérebro mais simples, não muito maior que seu olho.
Quanto mais rugas tem um cérebro, mais neurónios ele tem. O cérebro humano tem mais pregas e rugas do que muitos outros animais. Por exemplo, o cérebro de um esquilo ou de um rato é muito liso comparado com o de um ser humano, por isso não é tão complexo. Alguns animais, como os golfinhos e as baleias, têm cérebros quase tão enrugados quanto os nossos.
Conclusão: tamanho e peso não são documento. Rugas podem ser mais decisivas – ainda que não expliquem todos os mistérios da inteligência.
Mas, por divertimento, confira o tamanho e o peso médio do cérebro de várias espécies animais:
Primatas:
  • Humano (Homo sapiens): 1,176 kg
  • Chipanzé (Pan troglodytes): 273 g
  • Babuíno (Papio cynocephalus): 151 g
  • Mandril (Mandrillus sphinx): 123 g
  • Macaco (Macaca tonkeana): 110 g
Carnívoros:
  • Urso (Ursus arctos): 289 g
  • Leão (Panthera leo): 165 g
  • Chita (Acinonyx jubatus): 119 g
  • Cão (Canis familiaris): 95 g
  • Gato (Felis catus): 32 g
Artiodátilos:
  • Girafa (Giraffa camelopardalis): 700 g
  • Cudo, um antílope africano (Tragelaphus strepsiceros): 166 g
  • Muflão, carneiro selvagem (Ovis musimon): 118 g
  • Cabra do Gerês (Capra pyrenaica): 115 g
  • Queixada (Tayassu pecari): 41 g
Marsupiais:
  • Wallaby (Protemnodon rufogrisea): 28 g
Lagomorfos:
  • Coelho (Oryctolagus cuniculus): 5,2 g
Roedores:
  • Rato-preto ou ratazana (Rattus rattus): 2,6 g
  • Camundongo ou rato-doméstico (Mus musculus): 0,5 g

Bónus

  • Baleia cachalote: 7,8 kg
  • Vaca: 5,6 kg
  • Orca: 5,6 kg
  • Elefante: 7,5 kg
  • Golfinho: 1,6 kg
  • Abelha: 0,013 g
  • Beija-flor: 1 g
  • Hipopótamo: 500 g
Curiosamente, a proporção entre o cérebro e o corpo da abelha (15,6%) é bem maior que a do hipopótamo (0,017%), tornando-a mais esperta. Já a barata nem cérebro tem. No lugar, possui o céfalotorax, um órgão que atravessa seu corpo e só serve mesmo para mantê-la viva. Para matá-la, mal adianta arrancar sua cabeça…

Fonte: http://hypescience.com/veja-o-tamanho-e-peso-do-cerebro-humano-em-comparacao-com-outros-animais/


23 de dezembro de 2012

Assista ao nascimento de um golfinho

   Aos 12 anos, a golfinho Keo teve sua primeira filha, no dia 17 de Setembro de 2012. A “mãe pela primeira viagem” contou com o apoio de membros da organização internacional Dolphin Quest, que acompanharam tanto a gestação como o parto – evento presenciado por cerca de 50 pessoas. O vídeo foi gravado em um lago da vila Hilton Waikoloa (Havaí).
“Treinadores continuarão observando a dupla, documentando os cuidado da mãe e garantindo que Keo esteja bem alimentada e hidratada”, detalham os membros da Dolphin Quest.
Embora nasçam muito mais independentes do que bebês humanos, os golfinhos também têm um período em que qualquer descuido por parte da mãe pode pôr tudo a perder (ao invés de anos, como acontece conosco, o “período crítico” deles dura cerca de 30 dias). O tempo de gestação varia conforme a espécie, podendo durar de 11 a 12 meses (no caso do golfinho tucuxi) ou mesmo 17 meses (no caso da orca).

Fonte: http://hypescience.com/assista-ao-parto-de-um-golfinho/

9 de dezembro de 2012

Animais estranhos #2

GAMBÁ AUTO-IMUNIZANTE


File:Opossum 2.jpg File:Opossum2.jpg
O gambá ou Opossum é famoso por se fingir de morto quando se sente ameaçado, um comportamento chamado “tanatose”, e que funciona bem, desde que não seja contra um carro.

Mas eles também criaram uma proteína chamada LTNF (sigla em inglês para Fator de Neutralização de Toxinas Letais), que os torna imunes ao veneno de cobras, abelhas e escorpiões. E funciona como diz o nome: o veneno é detectado no corpo pela proteína, que neutraliza-o. O gambá é imune não só às serpentes locais, mas até a serpentes de outros continentes, com as quais nunca teve contacto.

PROTETOR SOLAR SANGUÍNEO DO HIPOPÓTAMO


O hipopótamo é conhecido como uma das criaturas mais letais da África, mas não é esta a característica que o destaca nesta lista.

Uma das coisas mais engraçadas sobre este animal é o helicóptero de dejectos que ele faz com a cauda. Mas vamos falar de ainda outra coisa.
Para suportar o calor africano, o hipopótamo fica o maior tempo possível dentro de água  Porém, ela não serve para proteger a pele do bicho, e é aí que entra seu protector solar: uma secreção gelatinosa cor vermelho-sangue, parecida com suor, mas que é produzida por outras glândulas sob a pele.

Composta por duas moléculas altamente ácidas, o “suor sanguíneo” seca na presença de muco e absorve a luz solar na faixa do ultravioleta e luz visível. Além disso, esta substância é um antibiótico forte, ajudando a evitar infecções de feridas resultantes de brigas entre esses bichos extremamente mal humorados.

SERPENTE VOADORA


Em algumas regiões de floresta no sudoeste da Ásia, você pode ter o azar de encontrar com uma serpente venenosa na altura do teu rosto. Elas conseguem achatar o corpo, encolher o estômago, e dar um salto do topo das árvores para viajar mais rapidamente e com segurança caso existam predadores.

O que é realmente estranho é que elas conseguem planar melhor do que os animais com membros – até 100 metros – apesar de não terem nem asas, nem membros semelhantes a asas.

POLVO MÍMICO

Se necessitares, podes colocar as legendas em português (no botão cc).

Como qualquer outro polvo, ele tem a capacidade de mudar de cor e textura, se misturando com o ambiente. Mas este levou a imitação vários passos além: consegue  imitar outra criaturas.

Dependendo do que o está atacando, ele pode decidir qual predador imitar. Por exemplo, ao ser atacado por um peixe, ele enterra seis dos seus tentáculos na areia, deixando dois tentáculos de fora, apontando em direcções opostas, imitando uma serpente marinha.

Este polvo também já foi visto copiando a aparência e comportamento do peixe-leão, linguado, medusa, arraias, tamarutaca, e anêmonas marinhas. Ao todo, ele já foi apanhado a imitar 15 espécies diferentes.

AXOLOTL AUTOCURATIVO


O axolotl é uma criatura estranha, e por várias razões. Primeiro, ele é uma salamandra que permanece na forma de larva mesmo depois de atingir a maturidade sexual. Apesar de viver na água, tem um conjunto de pulmões primitivos usados ocasionalmente para respirar. E tem os poderes de regeneração de um super-herói.

Quando um deles sofre algum dano (um corte, ou uma amputação de um membro), a coagulação inicia imediatamente, e novas células começam a desenvolver-se. No caso de um membro perdido, uma camada de células epidérmicas começam a formar-se a partir das células no local do trauma. Novos tecidos crescem: vasos sanguíneos, tendões, músculos, ossos e até mesmo nervos. Em poucos meses, um novo membro cresce.
A mesma regeneração acontece em outros órgãos não vitais, e até mesmo em partes do cérebro. Por conta desta capacidade de regeneração, o axolotl é estudado em laboratórios em todo o mundo, na esperança de algum dia copiar estas características no ser humano.

Fonte: http://hypescience.com/10-impressionantes-habilidades-animais/

4 de dezembro de 2012

O estranho ritual de acasalamento da “aranha pavão”

Em uma floresta no sudeste australiano, próximo a Sidney, vive uma espécie de aranha que provavelmente não causa medo a ninguém: a Maratus volans, também conhecida como “aranha pavão”.

Pequena (o macho tem cerca de 4mm de largura), essa espécie tem um curioso ritual de acasalamento, que foi documentado pela primeira vez pelo cinegrafista Jürgen Otto, em 2011. “O macho expande um par de abas coloridas e levanta duas pernas, e então dança em frente à fêmea”, descreve. O abdómen colorido ajuda a chamar a atenção e, com sorte, conquistar uma parceira. Se a fêmea não gostar, porém, o macho corre o risco de se transformar em refeição.

Confira no vídeo as tentativas dessa simpática aranha saltadora (e, se precisar, active as legendas).

 

Fonte: http://hypescience.com/video-o-estranho-ritual-de-acasalamento-da-aranha-pavao/

2 de dezembro de 2012

Promachoteuthis sulcus um animal que parece saído dos seus piores pesadelos

Eis aí um bicho realmente assustador!
Promachoteuthis sulcus, uma espécie de lula, com oito tentáculos ao redor de uma boca, além de dois “braços” (como todas as lulas), tem também duas fileiras de dentes parecidos com dentes humanos.
Mas são realmente dentes? Na verdade não; são espécies de “lábios” que protegem o “bico” que as lulas têm. Trata-se então de uma ilusão.
E por que uma lula teria estes lábios? Não se sabe.
Aliás, não se sabe quase nada sobre esta lula. Só sabemos da sua existência por causa de um único espécime, de 25 mm, que foi pescado perto do arquipélago Tristão da Cunha, no Atlântico Sul, a uma profundidade entre 1.750 e 2.000 metros. Não se sabe sequer se é um macho ou uma fêmea.
Alivia um pouco saber que o exemplar encontrado é minúsculo, mas qual o tamanho máximo que chega esta lula? Acho que é melhor nem imaginar!
Fonte: http://hypescience.com/promachoteuthis-sulcus-um-animal-que-parece-saido-dos-seus-piores-pesadelos/