25 de janeiro de 2013

Mitos e verdades sobre animais dos desenhos animados!

   Todos sabemos que os animais fazem parte de inúmeros desenhos animados, o que não sabemos é que por vezes eles não são descritos da melhor maneira, parecendo que fazem ou são coisas que na realidade não o são. 
Vejamos agora algumas das "mentiras" que os desenhos animados nos levam a crer sobre muitos animais!

Os gafanhotos não podem escravizar outros insectos  como acontece no filme “Vida de insecto“. Na verdade essa é uma característica das formigas, pois elas podem escravizar outras formigas da mesma ou de outra espécie, por meio de uma substância liberada que se chama feromona. Elas libertam essa substância no solo e as outras formigas as seguem.

As galinhas não são tão burras como mostra no filme “A fuga das galinhas“. Elas tem uma hierarquia dentro do galinheiro, e podem saber quem são as chefes e as subordinadas. As que mandam têm alguns privilégios, como comer antes das outras. Mas como no filme em momentos de pânico diante de um predador, elas correm para todos os lados, não sabem como agir com o perigo iminente.

Um peixe não pode sofrer perda de memória como a Dori do filme “À procura do Nemo“. Dificilmente este fenómeno aconteceria com um peixe, pois eles não precisam da aquisição da memória como nós. O comportamento desses animais é baseado na intuição. Peixes não precisam de se lembrar de uma experiência má para saber que o tubarão é uma ameaça, por exemplo, isso é intuitivo!

As esponjas não podem alimentar-se de hambúrgueres como no desenho “Bob esponja“. Os poríferos, filo ao qual pertencem as esponjas, são filtradores, então a água penetra em seus corpos por meio dos poros e suas células capturam partículas alimentares presentes na água. Um animal qualquer pode estar morto em decomposição ao lado da esponja que ela não vai ter como alimentar-se dele.

Macacos realmente podem roubar como no filme “Rio“. Ao chegar em safaris do continente africano, os visitantes logo recebem instruções claras para que cuidem dos seus objectos pessoais, pois os babuínos costumam roubar as pessoas. Mas não são todos que fazem isso. De um modo geral, os macacos preferem fugir quando tem contacto com humanos. Mas macacos que estão acostumados à presença de pessoas podem não só perder o medo como “pegar emprestado” seus pertences.

Fonte: http://diariodebiologia.com/2012/02/mitos-e-verdades-sobre-animais-dos-desenhos-animados/

5 comentários:

Unknown disse...

LOOL
Tá fixe!

Sara C. disse...

Adorei !

Lani disse...

Que giro :) *

Marta Sainhas disse...

Está muito giro Sarinha, continua a publicar estas coisas.

Sara Moreira disse...

Obrigada Martinha :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...