20 de junho de 2013

Acraga coa

A Acraga coa inicia a sua vida como uma lagarta, à qual têm chamado de “Jewel Catterpillar” (“lagarta-preciosa”) . Nesta fase de vida, este insecto assemelha-se a uma lesma com uma cor bastante peculiar, com apenas 3 cm de comprimento, apresenta múltiplos glóbulos em forma de cone sobre o dorso que parecem vidro, com grânulos laranjas. Estes quebram-se com facilidade mas depressa se regeneram. Esta “carapaça” é gelatinosa e ajuda a defender a lagarta contra o ataque de predadores, como por exemplo contra formigas. As mandíbulas das formigas ficam presas nos cones gelatinosos, forçando aquelas que se conseguem soltar a afastar-se para remover os bocados que lhes ficam na boca. Porém é pouco eficaz contra predadores de maiores dimensões. 
Normalmente, pelas cores que esta lagarta apresenta pensaria-se que é venenosa, contudo não se encontraram evidências de químicos tóxicos na substância viscosa das larvas, sugerindo que ela prende as formigas simplesmente por ser pegajosa. E dai é que vem o nome "lagarta-preciosa" pois podemos ver, mas não podemos tocar.
Foi descoberta recentemente pelo fotógrafo Gerardo Aizpuru, na  América do Sul (perto de Cancun, no México),  que publicou as suas fotos no site Project Noah. Cientistas acreditam que a espécie pertence à família de mariposas Dalceridae, mas ainda não há certezas. 
Ainda mais surpreendente é o facto desta lagarta, após o processo de metamorfose, transformar-se numa mariposa adulta com pêlo.

Fontes: http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/fotografo_encontra_curiosa_lagarta__no_mexico.html 
              http://www.fciencias.com/2013/03/22/animal-em-destaque-acraga-coa/

Não te esqueças de seguir a página de facebook do blog, pois muitas outras curiosidade se encontram lá!

8 comentários:

Anónimo disse...

mesmo bela!

Audrey Deal disse...

Não conhecia mas é linda! Adoro!
Como é que conheces estes animais todos?

Sara Moreira disse...

Pesquiso um pouco :)

Amante Japonesa disse...

nao conhecia (: é mesmo gira (:

PinUp Me disse...

Nunca tinha visto tal coisa :P

Audrey Deal disse...

R: OHH obrigada minha querida

Alexandra disse...

R: Realmente os livros da série são muito diferentes da série, mas adorei na mesma! Os diários de Stefan falam mais do passado ainda só li o primeiro e falava da vida que Stefan e Damon tinham antes de se tornarem vampiros, quando conhecerem a Katherine e se transformam em vampiros, mas mesmo assim não esta totalmente igual à série! Tem alguns pormenores que estão diferentes da série, mas está muito mais fiel que os livros que inspiraram a série. És capaz de gostar mais dos diários! :)
-Alexandra

Emma disse...

As coisas que tu encontras/sabes! :D
É bem gira esta lagarta :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...