24 de junho de 2013

Sifaka de Verreaux

Sifaka de Verreaux ou Sifaka Branco ( Propithecus verreauxi ) é um lémure da família Indriidae e habita exclusivamente em Madagáscar. 
Este lémure tem um pelo comprido, grosso, macio que é predominantemente branco, com uma coroa castanho escuro, que se estende até a parte de trás do pescoço. Possui longa cauda que usa para se equilibrar quando salta de árvore em árvore e em terra anda de um modo bastante desajeitado, aos pulinhos. 
A época de acasalamento ocorre em Janeiro e Fevereiro. E após uma gestação de 130 dias dias, entre Junho e Agosto, nasce uma única cria.  Inicialmente, o jovem sifaka fica com a sua mãe, agarrando-se à sua barriga. E torna-se independente por volta dos 6 meses de idade e sexualmente activo entre os 3 a 5 anos de idade.
As fêmeas adultas passam a vida no grupo em que nasceram, enquanto que os machos deixam a sua família e, eventualmente, estabelecem-se num grupo vizinho. 
O Sifaka Branco vive em grupos de quatro a oito indivíduos, mas pode chegar a 14 indivíduos. Alimenta-se de  folhas, frutos e flores, pulando até nove metros entre troncos verticais e ocasionalmente desce ao chão para atravessar um espaço aberto.
Esta espécie vive num habitat frequentemente seco e é capaz de suportar estas condições ao se alimentar de folhas extremamente suculentas e também ao lamber o orvalho do seu pelo para obter água extra.

Fonte: http://www.arkive.org/verreauxs-sifaka/propithecus-verreauxi/#speciesFactFile

Não te esqueças de seguir a página de facebook do blog, pois muitas outras curiosidade se encontram lá!

5 comentários:

Anónimo disse...

é mesmo engraçado :D

Emma disse...

Que fofinhos :D

Filipa disse...

Olá.
ohh é tão giro **

beijinhoo
P.S. já regressei ao blog
http://sweet1candy.blogspot.pt/

Audrey Deal disse...

Eles são tão queridos! Eu não me importava de ter um macaquinho como animal de estimação aha

Audrey Deal disse...

R: eu por acaso achava o Dwayne o melhor xD

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...