19 de abril de 2014

Gálago-do-senegal

O Galago-do-senegal (Galago senegalensis), é um pequeno primata nocturno. São muito ágeis a saltar de ramo em ramo podendo saltar a uma altura de dois metros sem precisar correr para ganhar impulso e vivem na África ao sul no Saara e em ilhas próximas, incluindo Zanzibar. 
Medem cerca de 130 milímetros e pesam 95-300 gramas. O corpo é coberto por uma densa pelagem que o faz parecer mais volumoso do que é na realidade. A cabeça grande, caracteriza-se pelas enormes orelhas nuas e pelos olhos muito juntos. Os membros são de tamanho médio. Mãos e pés bem desenvolvidos, com os dedos providos de unhas chatas e de almofadas, com excepção do indicador e do médio, que possuem garras. Possuem uma pelagem desde o acinzentado ao castanho escuro, olhos grandes, o que lhes proporciona uma boa visão à noite, fortes patas traseiras e cauda longa que ajuda no equilíbrio. Os seus ouvidos são compostos por quatro segmentos que podem dobrar para trás individualmente, de modo a ajudar a sua audição quando caça insectos à noite. 
A sua dieta é insectívora, mas comem também pequenos vertebrados, seiva de acácia e, em cativeiro, frutos.
Reproduzem-se duas vezes por ano, no inicio das chuvas (Novembro) e final (Fevereiro), nascendo por cada ninhada entre 1 a 2 bebés com um período de gestação de 110 a 120 dias.

Fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/Senegal_bushbaby;
             http://www.ninha.bio.br/biologia/galagos.html.
Não te esqueças de seguir a página de facebook do blog, pois muitas outras curiosidade se encontram lá!

5 comentários:

Emma disse...

São tão fofos!

Flip disse...

Adoro os artigos do mundo animal. Pra mim que estudo biologia é uma mais valia!

ps: adere ao meu novo blog "Flip Novelas". O antigo vai ser descontinuado. Obrigado.

F. disse...

São fofinhos !
r: Mesmo !

Lis disse...

são super fofinhos *-*

Unknown disse...

Queria saber quanto é um Bush Baby,alguém ai sabe?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...