17 de setembro de 2015

Cão-guaxinim

Cão-guaxinim ou cão-mapache (Nyctereutes procyonoides), é um animal, membro da família dos canídeos; não é um verdadeiro cão e sim uma das espécies existentes do género Nyctereutes.


Esta espécie é originária do Japão, Manchúria e sudeste da Sibéria. No entanto após ser introduzida na União Soviética, hoje em dia o cão-guaxinim está presente na Escandinávia, Países Bálticos, e até França e Itália. Encontra-se em terrenos montanhosos ou em planícies, mas são mais comuns em bosques. Podendo ser avistados perto de zonas rurais e povoações.


É uma espécie omnívora oportunísta, possuindo uma dieta é altamente variada desde invertebrados a lagartos, roedores e aves. Com aparecia de uma pequena raposa e pelo com marcas semelhantes as dos guaxinim, um cão-guaxinim adulto adulto pode medir 65 cm de comprimento e pesar de 4 a 10 kg. As fêmeas em regra dão à luz 5 crias. Vivem entre 3 a 4 anos no habitat natural e chegam aos 11 em cativeiro.


Reservado e pouco agressivo, preferindo esconder-se ou gritar em vez de luta e finge-se de morto para evitar os seus predadores. E apesar de possuir o nome de cão este não ladra, mas o seu rabo assume a forma de um U invertido quando deseja expressar dominância.


As populações nativas de cão-guaxinim da Ásia do Leste diminuíram nos últimos anos devido essencialmente à caça, comércio de pele e doenças que podem ser transmitidas entre eles.

Não te esqueças de seguir a página de facebook do blog, pois muitas outras curiosidade se encontram lá!

Fonte: http://www.terraselvagem.com/animais/canideos/especies/cao-guaxinim/; 

            https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A3o-guaxinim;

6 comentários:

Cor de Salmão disse...

Não conhecia a espécie :)

Isa Sá disse...

Bonita imagens, não conhecia!

Isabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

Nea ☽ disse...

Que fofinhos!! *.*

Tânia Silva disse...

Ohhh que bichinho tão lindo <3
Beijinhos!
http://chocopink89.blogspot.pt/

Xiá disse...

São adoráveis. Inacreditável como a fauna do planeta é tão variada. :)

R: Muito obrigada! Vou fazer para adorar :) .

Xiá (http://myblogtwtme.blogspot.pt/)

Catarina Nóbrega disse...

São bem fofos :p

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...