Baptizada em honra da velocidade do internacional português de futebol, uma chita macho chamada Ronaldo aterrou, esta quarta-feira, no aeroporto Sá Carneiro, no Porto, para integrar o programa reprodutivo do Zoo de Santo Inácio, em Gaia.
«A chita chegou tão nervosa como nós», disse à Lusa Hélder Fernandes, médico veterinário do Zoo de Santo Inácio, que foi receber o animal ao aeroporto quando este ainda «bufava» e mostrava os dentes dentro da jaula de transporte.«Este animal é originário de África e tem uma população muito reduzida», explicou o veterinário, para quem foi uma «enorme felicidade receber este macho e iniciar o programa de reprodução de chitas disponibilizando espaço, tempo, conhecimento e dinheiro do zoo para esta espécie em perigo».
O derradeiro objetivo do programa de reprodução é devolver as crias resultantes ao habitat natural e selvagem, a partir de um processo coordenado pela Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA), que identifica os machos e fêmeas mais compatíveis nas espécies em vias de extinção. Para Teresa Guedes, diretora-geral do jardim zoológico, este é «um passo enorme para o Zoo de Santo Inácio, porque vai de encontro à missão de educar os visitantes, mas principalmente pela preservação de espécies animais que estejam ameaçadas na natureza». «Para já, recebemos apenas o macho», explicou a diretora do zoo, referindo que não adotaram de imediato um casal porque «primeiro é necessária uma adaptação à chita, o que requer uma aprendizagem diária».
O Zoo de Santo Inácio vai receber ainda outro macho antes de acolher uma fêmea para iniciar o programa reprodutivo, porque o processo de escolha das fêmeas é «muito seletivo», passando por critérios que vão desde a genealogia a fatores comportamentais.O «grande objetivo» de todos os zoos com programas reprodutivos é, segundo Teresa Guedes, «devolver os animais das espécies ameaçadas à natureza, o que requer muito tempo e anos de trabalho».
Para já, Ronaldo, a chita, não faz previsões de resultados para os jogos do Europeu: está mais ocupada em ambientar-se à nova casa em Gaia, em que brevemente deverá ter companhia da mesma espécie, que ajudará a perpetuar.
Fonte:http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/chita-ronaldo-zoo-santo-inacio-gaia-tvi24/1357918-4071.html
Sem comentários:
Enviar um comentário