28 de julho de 2012

Babuíno-gelada

Ficheiro:Status iucn3.1 NT pt.svgUm primo próximo dos babuínos, com pele nua e vermelha no peito, o babuíno-gelada vive nas terras altas e ventosas da Etiópia. Os babuínos-gelada machos exibem uma coroa de pêlos compridos à volta da nuca. Estes macacos vivem a grandes altitudes: encontramo-los entre 2000 e 4500 metros nas montanhas do Centro e do Norte da Etiópia. Alimenta-se de ervas, caules e sementes que colhe com movimentos rápidos e ágeis das mãos, sentado no chão.
São animais muito sociáveis que se unem em grupos até de 400 ou 500 indivíduos e percorrem os seus domínios em busca de alimento. Os grupos dividem-se em muitos subgrupos, nos quais reina uma ordem social bastante rigorosa. Estes macacos frequentam sobretudo as regiões atravessadas por cursos de água. De noite, refugiam-se em promontórios rochosos inacessíveis ao seu principal predador, o leopardo. São os mais terrestres de todos os primatas, pois vivem num habitat onde não existem praticamente árvores nenhumas.

Fonte: BURNIE, D., Grande enciclopédia animal, Civilização, Porto, 2002. WETTER, B., Animais a proteger, Girassol, Sintra.

3 comentários:

Andreia Dias Blog disse...

Obrigada querida! Gostei do post :)

a disse...

é verdade , sem loucura a vida não é vida. Adoro sempre os teus post ***

Opinante disse...

Tenho a ideia que são super barulhentos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...