1 de agosto de 2012

Pantera-nebulosa

A pantera-nebulosa tem os caninos mais compridos de todos os Felídeos: chegam a ultrapassar os 40 cm!|


Felídeo misterioso
Ficheiro:Status iucn3.1 VU pt.svg
Vulnerável
A pantera-nebulosa é um animal misterioso. As suas patas curtas, a sua cabeça comprida e o seu pêlo adornado de grandes rosetas beges com um contorno negro que são tão típicos que é impossível confundi-las com qualquer outro felídeo. A cauda é excepcionalmente longa, atingindo aproximadamente o comprimento do corpo. É um habitante discreto das grandes florestas da Ásia tropical, presente na Índia Oriental e no Nepal até à China Meridional, passando por toda a Indochina, Malásia, Indonésia... A pantera-nebulosa passa por ser muito rara, mas não se sabe se esta reputação se deve verdadeiramente à raridade do animal ou ao seu temperamento dos mais discretos.
Ela ataca muitas presas diferentes, não hesitando em pegar-se com os animais domésticos que o homem leva a pastar à floresta. No Bornéu, chega a atacar os grandes macacos-narigudos.

Pouca informação
Possuí-se pouca informação sobre o modo de vida da pantera-nebulosa na Natureza. Parece muito à vontade nas árvores, mas passa provavelmente uma grande parte do seu tempo no solo da floresta, onde caça as suas presas em emboscada. É aparentemente mais rara nas regiões onde também vivem tigres ou leopardos, dos quais poderia ser vítima.
 


Fonte: WETTER, B., Animais a proteger, Girassol, Sintra.

5 comentários:

Anónimo disse...

obrigada! :)

Adriana disse...

obrigada! :)

Luana disse...

É, as minhas também estão todas roidas e quebradas :s Mas eu acho que já encontrei uma solução... Fazer verniz de gel e acrescentar unha..

Anónimo disse...

mais um animal que fiquei agora a conhecer :)

John Savvage disse...

Obrigado Sara :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...