12 de março de 2013

Caturra

A caturra ou catatua-das-ninfas (Nymphicus hollandicus) é a mais pequena de todas as catatuas e a única a apresentar uma cauda longa e pontiaguda  A crista erecta e afilada é amarela nos machos e cinzenta nas fêmeas e fica para baixo quando a ave está em repouso ou a comer. Quando voa produz gorjeios característicos, mas é menos barulhenta no solo, enquanto se alimenta ou bebe água. 
Popular como ave ornamental, a Caturra é conhecida por ser um animal dócil, alegre, pacífico e é capaz de partilha o espaço com outras aves mais pequenas e frágeis sem causar problemas. Mesmo alojada sozinha revela-se bastante afectuosa com o dono.
Para que a caturra interaja com humanos é sempre conveniente arranjar um exemplar jovem e criado à mão. Enquanto jovens, as caturras normalmente mostram-se um pouco nervosas na presença do dono, mas rapidamente se acostumam a ele tornando-se dóceis. O canto prolongado dos machos torna-os mais populares do que as fêmeas como animal de estimação. 
As caturras são aves que convivem bastante com indivíduos da sua espécie se lhes for dada essa oportunidade e quando encontram um parceiro para o acasalamento geralmente é para a vida. 

Brincalhonas e activas, as caturras adoram trepar, roer e interagir com o dono, por isso é sempre aconselhável algum espaço para esta se movimentar, sendo as medidas mínimas aconselháveis 60cm x 60 cm, para que esta possa exibir a crista sem a danificar e abrir as asas sem que toquem num dos lados. As gaiolas não precisão de ser tão resistentes como as para os papagaios pois o bico das caturras não é tão destrutivo como o da maioria dos papagaios. Contudo, apesar da gaiola ser adequada para se movimentar é aconselhável retirar a caturra da gaiola frequentemente para interagir e exercitar-se. 
São capazes de imitar a voz humanas ou outros sons, apesar de terem um vocabulário mais limitado do que os papagaios.

Para mais informações consultar: http://arcadenoe.sapo.pt/raca/caturra/188

Não deixem de visitar a página de facebook do blog onde poderão encontrar muitas outras curiosidades sobre o Mundo animal!
https://www.facebook.com/mundoanimal66

Fontes: http://arcadenoe.sapo.pt/raca/caturra/188;
             BURNIE, D., Grande enciclopédia animal, Civilização, Porto, 2002.

9 comentários:

Unknown disse...

Oh são tão bonitos :)

Tânia Silva disse...

Awwwwww tão fofinhos *_*

Martinha disse...

tenho uma e é amorosa. Quando lhe dá para cantar, ninguém a pára. E se a mando calar é capaz de cantar ainda mais alto, mesmo de propósito! Um mimo!

Anónimo disse...

são umas aves mesmo engraçadas e bonitas :3

Anónimo disse...

Adorei o post, muito obrigada :)
Fez-me sorrir porque lembrei-me da que tinha, era mesmo fofinha *-* E estou mesmo para adquirir outra e quero dar-me bem com ela :D
Deste-me imensas informações e até vou ler esse site que aconselhaste, quero aprender tudo e tomar bem conta dela :)
Obrigada novamente^^
Beijinho*

Amante Japonesa disse...

Onde é que ha mestrado em zoologia? É que gostei bastante dessas aulas (:

Audrey Deal disse...

É um animal super querido e acho que fazem companhia porque estão sempre a "cantarolar" aha

Opinante disse...

Eu acho-as super fashion!

Anónimo disse...

Ola,etnbem tenho um casal de caturras e adoro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...