23 de abril de 2014

Cão-selvagem-asiático

O cão-selvagem-asiático (Cuon alpinus) é umas espécie de cão selvagem nativo do Sul e Sudeste da Ásia. Também é conhecido como raposa-asiática-dos-montescão-selvagem-hindu, o cão-vermelho, o cão-asiático, e o Caçador-de-assobio (devido ao som de assobio que ele pode fazer). 
É o único membro existente do género Cuon, que difere de Canis pelo número reduzido de molares e maior número de tetas .
É um animal maioritariamente diurno. Alimenta-se de frutas, insectos e lagartos. Em bandos, também costumam caçar desde roedores até cervos. Entre os mamíferos predilectos estão porcos selvagens, lebres, cabras selvagens, carneiros e, ocasionalmente, macacos.

É considerado por muitos um assassino cruel devido a forma como mata suas presas. Diferente da maioria dos outros canídeos, o cão selvagem asiático raramente mata mordendo o pescoço da presa. Os grandes mamíferos são atacados pelas costas enquanto os menores são apanhados por qualquer parte do corpo. Os pequenos são mortos por uma rápida pancada na cabeça e os grandes são estripados. As presas maiores raramente morrem do ataque, mas sim pelo sangue perdido e pelo choque sofrido enquanto seus intestinos, cabeça, fígado e olhos são devorados.
Os cães selvagem asiático competem por comida, não lutando, mas pela rapidez com que podem comer, podendo comer mais de 4 Kg de carne em uma hora.  Dois ou três animais podem matar um cervo de 50 Kg em menos de 2 minutos e eles começam a comer o animal antes de estar morto. Caçam principalmente durante o dia. 
Existem diferentes subespécies - as subespécies das regiões norte da sua área de ocorrência, têm o pelo mais claro e mais longo que seus parentes do sul. As grandes orelhas arredondadas estão cheias de pelos brancos, e os olhos são âmbar. Os machos tendem a ser significativamente maiores em tamanho do que as fêmeas. Tem um comprimento de 135 cm (incluindo a cauda). Os machos pesam entre 15-20 kg e as fêmeas entre 10-13 kg.
Fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/Dhole; http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A3o-selvagem-asi%C3%A1tico; http://www.terraselvagem.com/animais/canideos/especies/cao-selvagem-asiatico/.
Não te esqueças de seguir a página de facebook do blog, pois muitas outras curiosidade se encontram lá!

3 comentários:

Emma disse...

Bem...eu é que não gostava de me encontrar com um destes animais :x

Miguel Alexandre Pereira disse...

Gostei imenso do teu blogue, não resisti a comentar! Que animal tão bonito, parece uma junção entre cão e raposa. O resultado é magnifico :)

http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

Anónimo disse...

OMGGGGGG, EU QUERO UM! OMG, É TÃO LINDO! :o

r: a sério? não sabia disso! uhuhuh :o

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...