25 de abril de 2014

Quetzal-resplandecente

O quetzal-resplandecente (Pharomachrus mocinno) -por vezes chamada de "serpende de penas" é uma ave típica da América Central e habita nas florestas do México e da Guatemala. 
É uma ave muito conhecida pela sua plumagem colorida. O quetzal-resplandecente tem um corpo verde (mostrando variação do verde-dourado ao azul-violeta) e peito vermelho. O macho tem uma crista como-capacete. O bico, que é parcialmente coberto por penas verdes, é amarelo nos machos adultos e preto nas fêmeas.
Mede cerca de 36 cm, acrescentado de mais cerca de 60 cm de cauda e pesam cerca de 210 g. É uma ave de modo de vida solitário, procurando frutos ou insectos nas árvores da floresta. O macho possuí rectrizes extraordinárias que o ajudam a atrair a fêmea.
Os antigos povos da Mesoamérica - Maias e Astecas - prestavam culto ao quetzal como ave sagrada e hoje em dia é a ave nacional do Guatemala. E actualmente o quetzal-resplandecente é o pássaro nacional da Guatemala, e a sua imagem está na bandeira e no brasão de armas da Guatemala. Também é o nome da moeda local (abreviatura GTQ).
Fontes: http://www.terraselvagem.com/animais/aves/quetzal-resplandecente/; http://pt.wikipedia.org/wiki/Quetzal-resplandecente.

Não te esqueças de seguir a página de facebook do blog, pois muitas outras curiosidade se encontram lá!

6 comentários:

Alexandra disse...

É mesmo giro :o
-Alexandra

Emma disse...

Que lindo *.*

Renata disse...

É realmente lindo! (:

Flip disse...

Maravilhoso. Adorava vê-lo passear por estas bandas...

Inês Pinto disse...

Que ave linda!

R: Sim, o sol foi uma pequena tortura para nós! Estiveste lá como finalista também?

Inês Pinto disse...

R: Boa, então parabéns!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...