12 de junho de 2014

6 coisas para deixares bem longe do teu animal de estimação

Quem tem animais em casa sabe perfeitamente que eles são uns pequenos terrores e que por vezes podem meter à boca aquilo que não devem. E por isso devemos de ter muito cuidado com o que está ao alcance deles e que pode ser fatal!
Segue-se uma lista de produtos que devemos de manter bem longe dos nossos animais de estimação.

ELIXIR BUCAL
Os animais gostam muito de andar a brincar na casa de banho, nomeadamente de volta da sanita e a brincar com o papel higiénico. Contudo existe algo na casa de banho que é bem  perigoso para os nossos bichinhos  - o elixir bucal. Muitos dos elixires possuem ácido bórico na sua constituição, que para além de provocar vómitos quando ingerido pode levar o animal a um estado de coma. Podendo mesmo em alguns casos, afectar a reprodução e o desenvolvimento do animal.
Mas atenção! O ácido bórico não existe só nos elixires, também pode ser encontrado em vernizes de unhas, cremes, pó de talco e pomadas.

NAFTALINA 
O naftaleno, também conhecido como as bolinhas de naftalina que deixas no armário como insecticida ou desodorizante, pode causar danos tanto aos animais como aos seres humanos. Nos bichos, ataca principalmente o sistema nervoso se for inalado ou ingerido. Quando metabolizada, a substância também pode causar problemas no fígado. Algumas pesquisas feitas em ratos até mesmo indicam que a naftalina causa cancro do nariz nos animais. A recomendação dos veterinários é que ela seja trocada por aqueles perfumes aromatizantes – até porque o cheiro é bem melhor.

PLANTAS
Os animais de estimação adoram brincar no jardim e correr para todo lado. Contudo mesmo no jardim da tua casa existem perigos que se devem ter em conta. E esses são as flores, sim as flores. Não são todas, mas existem algumas como o lírio, a azaleia e até mesmo folhas e o caule de algumas árvores, como o carvalho são tóxicas e quando ingeridas por uma animal pode levar à sonolência, salivação excessiva, vómitos, diarreia, entre outros, que podem levar à morte.

PRODUTOS DE LIMPEZA
Todos nós pensamos que fechamos muito bem os recipientes e que os nossos bichos nunca se vão lembrar de ir derrubar os produtos de limpeza e beber, mas não podemos acreditar assim tanto nisso, pois eles são espertos e muitas vezes surpreendem-nos. A maioria dos produtos de limpeza, entre eles amaciadores e detergentes, são extremamente tóxicos para os animais. Crises de vômito, salivação excessiva e pupilas dilatas estão novamente entre os sintomas mais comuns. Em caso de intoxicação por produtos de limpeza, não force o vômito do animal. Corre-se o risco de lesionar o esôfago dele. A única coisa que se pode fazer antes de chegar no veterinário é dar para seu amigo carvão activado, produto que é vendido em farmácias e diminui a absorção do produto de limpeza pelo corpo dos bichos.

PARACETAMOL 
Se o teu bicho ficar constipado não ouses sequer pensar em lhe dar paracetamol, pois os nossos remédios podem ser um autentico veneno para os animais. Apenas um comprimido de paracetamol atinge drasticamente os glóbulos vermelhos e o fígado dos animais, levando à morte em alguns dias. Isso acontece porque os felinos não conseguem metabolizar os componentes do remédio no fígado, pela atividade reduzida de algumas proteínas. Em casos de ingestão, os gatos devem ser levados imediatamente a um veterinário. Nos cães, o efeito do paracetamol não é tão agressivo, mas ainda assim o remédio pode causar danos permanentes no fígado. Outros remédios humanos, como a dipirona e a aspirina, também podem causar efeitos devastadores em cães e gatos. Resumindo: não auto-mediques o teu animal, em nenhum caso.

CHOCOLATE
De certeza que já ouviste falar que não se deve dar chocolates aos animais e isso é bem verdade. Não só para os cães, também os gatos podem ter sérios problemas se ingerirem chocolate. E porque é que o chocolate é tão perigoso? Este possui uma substância chamada teobromina que não é metabolizada em condições pelo figado dos animais causando vomito, diarreia, tremores, falta de coordenação e até mesmo a morte, se consumida em grandes quantidades. Doses perto de 100 mg/kg são consideradas tóxicas, sendo fatais perto das 200 mg/kg, dependendo do tamanho do animal. A presença desta substância varia de acordo com o tipo de chocolate. Aqueles que têm maior concentração de cacau possuem mais teobromina. O chocolate em pó e o chocolate preto amargo contêm entre 15 a 20 mg de teobromina por grama. O chocolate ao leite contém menos: cerca de 1,5 mg por grama.

Fonte: http://hypescience.com/6-coisas-para-deixar-bem-longe-seu-animal-de-estimacao/
Não te esqueças de seguir a página de facebook do blog, pois muitas outras curiosidade se encontram lá!

7 comentários:

Cláudia S. Reis disse...

Que excelente partilha. Não sabia muitas destas coisas mas agora vou ter muito mais atenção!

Marisa Costa disse...

r: Muito obrigada :D

Anónimo disse...

obrigadaaaa! :) eu não posso ter plantas em casa que a minha gata come tudo -.-

r: espero que sim ahah obrigada :D

Audrey Deal disse...

Os animais são tipo as crianças ahah Muito interessante!

Anónimo disse...

O meu cão por si só mantêm-se bem longe de todas essas coisas xD

Anónimo disse...

já vi gente a querer dar paracetamol a cães e gatos! omfg! -.-

r: podes crer ahahah
aspirador no gato? resulta? ele deixa? :o

Unknown disse...

Adoro o blog, a sério ! tenho dois animais que são os meus bebés :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...