23 de setembro de 2014

Pangolim

Tal como o urso-formigueiro ou a preguiça, este animal um tanto invulgar faz parte do grupo dos mamíferos desdentados. Está coberto de escamas, tal como o tatue adopta uma forma enrolada, semelhante à do ouriço-cacheiro, quando ameaçado. Quando sobe a uma árvore, quase poderíamos confundi-lo com uma pinha! A suas escamas calosas são feitas do mesmo material que os pelos, estando estas dispostas sobre o pangolim da mesma maneira que as telhas sobre um telhado. 
Alimenta-se de formigas e térmitas, sendo esta tarefa facilitada pelo seu comprido focinho pontiagudo e pela sua língua comprida e pegajosa. Vive em casal e é activo sobretudo durante a noite, passando o dia a dormir enrolado na sua toca, cuja entrada tapa com terra para não ser incomodado.
Vive em zonas tropicais da Ásia e da África, havendo sete espécies diferentes de pangolim que vão desde o pangolim-gigante ao pangolim-chinês. Infelizmente é caçado e utilizado como especialidade gastronômica pelas populações das zonas onde habita e as suas escamas são traficadas para serem utilizadas como afrodisíaco. E por isso este animal encontra-se em vias de extinção. 
Não te esqueças de seguir a página de facebook do blog, pois muitas outras curiosidade se encontram lá!
Fonte: WARNAU. G., Ao encontro dos animais, Girassol, Rio de Mouro, 2002

10 comentários:

Cláudia S. Reis disse...

Não conhecia este animal. Super interessante :)

Anónimo disse...

não o conhecia! Que engraçado :)

r. muito obrigado! :)

Anónimo disse...

Não conhecia, mas é super fofinho ^^

Pretty in Pink disse...

Opaaaa este mete medo só de olhar =O


Beijinho*

Tulipa Negra disse...

Só o conhecia como tatu e acho que se alguma vez vi um pangolim devo ter pensado que era um tatu diferente =P

P' disse...

Nem fazia ideia da existência deste bichinho mas é tão fofinho *.*

r: :o somos gémeas!!! Também devoro os programas de noivas do TLC. Desde Say Yes to The Dress, Something Borrowed or Something New... Nem o My Big Fat American Gipsy Wedding me escapa!!! Sou viciada e mesmo os vestidos das gipsys, embora ache que alguns têm demasiadas cores e cortasse em algumas aplicações ou no volume, são bonitos e diferentes. Gosto gosto gosto eheh

P' disse...

r: é muito complicado arranjar estágios na minha área. É uma área muito restrita. Mas sim, tenho também tentado e candidato-me a estágios. Até agora nem um único feedback. Vamos lá ver, já começo a ficar frustrada.

Emma disse...

Tão fofinho!!
Mas haverá algum animal selvagem que não esteja em extinção? :(

Anónimo disse...

existe mesmo? ohhhhhh :o

r: afff, espero que sim! obrigada <3

Nea ☽ disse...

Adoro as escamas dele e quando se enrola é tão fofo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...