9 de outubro de 2014

Camaleões

Os camaleões pertencem à  à família Chamaeleonidae, uma das mais conhecidas famílias de lagartos. Existem cerca de 80 espécies de camaleões, que se extenden desde a África a té ao sul do Saara, estando também presentes em Portugal. Estes repteis distinguem-se dos restantes lagartos pela capacidade de mudarem de cor e por os seus olhos se poderem mover independentemente um do outro.

Fiquem a conhecer algumas das muitas espécies de camaleões!

1 - Camaleão-pantera

O camaleão-pantera (Furcifer pardalis), em especial o macho, é dos camaleões mais coloridos, apresentando uma espantosa série de tonalidades, incluindo verde, vermelho-tijolo, turquesa ou combinações destas cores. A sua distribuição é na Ilha Reunião, Madagáscar (Leste e Norte) e vive em habitats de vegetação rasteira, pouco arborizados, e captura insectos ou outros animais pequenos projectando a sua língua adesiva que pode ser maior que o resto do corpo. Tem um comprimento entre 40-52 cm. 

2 - Camaleão-pigmeu do Natal

Os camaleões-pigmeu do Natal (Bradypodion thamnobates), como o próprio nome indica, são camaleões muito pequenos medindo cerca de 15-19 cm de comprimento, Restringem-se praticamente ao Sul da África, onde frequentam florestas e matos. Diferente dos outros camaleões, este em vez de por ovos dá à luz as crias completamente desenvolvidas, ou seja, é vivíparo. Os macho, regra geral, é mais colorido que as fêmeas. A sua alimentação é à base de insectos que captura com a sua longa língua adesiva. 

3 - Camaleão de Jackson

O camaleão de Jackson (Chamaeleo jacksonii) é um camaleão com uma aparência fora do normal. Os machos possuem três cornos na cabeça virados para a frente e em tempos foram muito apreciados como animais de companhia. A sua cor habitual é o verde, mas os indivíduos que vivem nas florestas montanhosas da África Oriental são maioreis e mais coloridos do que aqueles que habitam nas zonas mais baixas. Para alem da mudança de cor que lhe oferece uma excelente camuflagem, caso seja ameaçado, dilata o corpo e silva. Possui um comprimento de cerca de 20-30 cm. 

4 - Camaleão-pigmeu-ocidental

Um dos camaleões mais pequenos do mundo, o camaleão-pigmeu-ocidental (Rhampholeon spectrum), mede cerca de 7-10 cm de comprimento e vive em florestas de chuva, perfeitamente camuflado pela sua cor e forma de folha. Possui uma capacidade de mudar de cor muito limitada e caça entre a manta morta e em ramos baixos, passando a noite escondido em arbustos.

5 - Camaleão de Parson

Pouco mais pequeno que o camaleão-gigante, o camaleão de parson (Calumma parsonii) mede cerca de 50-60 cm de comprimento, sendo um animal muito robusto e corpulento. A sua cor é geralmente esverdeada, mas pode ser também azulado. O macho é mais colorido, com um casco maior no cimo da cabeça e um corno achatado e verrugoso ao contrário da fêmea. Vive quase sempre nas árvores e caso se sinta ameaçado, dilata o corpo, silva ou morde e pode-se tornar mais colorido para afugentar os inimigos. 

Não te esqueças de seguir a página de facebook do blog, pois muitas outras curiosidade se encontram lá!
Fonte: WARNAU. G., Ao encontro dos animais, Girassol, Rio de Mouro, 2002

6 comentários:

Magda Carvalho disse...

O camaleão são bem engraçados :)

http://retromaggie.blogspot.pt/

Anónimo disse...

eu adooooooooro camaleões!

r: já estou (quase) habituada :/

Emma disse...

São tão lindos! Então o primeiro com aquele azul.. *.*

Cláudia Ponte disse...

Têm cores bem vivas :)

Tulipa Negra disse...

As cores são lindas.

Tulipa Negra disse...

R: Não podia concordar mais contigo. Também gosto de TVD mas infelizmente cada vez está mais fraquinho. Já TO está cada vez melhor. Também vejo Saving Hope =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...