16 de fevereiro de 2015

10 Factos incríveis sobre TUBARÕES

1. Quantos dentes gasta um tubarão ao longo da vida? 

Os dentes do tubarão não estão presos ao maxilar, mas sim à pele. Ao contrários dos nossos, os dentes destes magníficos animais são concebidos para serem descartáveis e continuamente substituídos, como um tapete rolante, desde o fundo da boca. Um tubarão branco pode gastar até 50 mil dentes ao longo da sua vida!

2. Quantas espécies existem?

Os tubarões "verdadeiros" são classificados na superordem Selachimorpha e existem mais de 440 espécies vivas. A cada duas semanas, aproximadamente, é identificado uma nova espécie de tubarão, raia ou manta!

3. Se um tubarão parar de nadar afoga-se?

Sim, é indispensável que um tubarão continue a mover-se  para poder ter água suficiente a passar pelas brânquias para respirar.

4. Qual é o maior tubarão de todos?

O tubarão-baleia para além de ser o maior tubarão é também o maior peixe existente. Só as baleias, que são mamíferos, são maiores. Os adultos podem medir mais de 20 m de comprimento.

5. Qual é o menor tubarão de todos?

O tubarão da espécie Etmopterus perryi é o mais pequeno de todos. Vive no Mar das Caraíbas e tem apenas 20 cm.

6. Coisas estranhas encontradas dentro de tubarões:

Pijama de senhora; um pneu; vedação de galinheiro; folha de isolamento; uma saca de batatas; sapatos estranhos; um cão; uma lata de Spam; uma saca de carvão e a cabeça e quarto dianteiro de um crocodilo. Todos foram encontrados no estômago de tubarões-tigre, os caçadores mais indiscriminados.

7. Quantas pessoas por ano matam/atacam?

Nos últimos dez anos as mortes por tubarões tem uma média inferior a cinco por ano.

8. Quantos tubarões por ano são mortos/atacados?

São mortos cerca de cem milhões de tubarões, todos os anos, por seres humanos. Parte como pesca recreativa, mas sobretudo comercial. São pescados devido às suas barbatanas para sopa de barbatana de tubarão e, no estado australiano de Vitória, é o peixe mais usado nas lojas de fish and chips. 

9. Qual o tubarão mais comum em águas portuguesas?

As espécies mais comuns são o tintureira ou  tubarão-azul, o cação e o touro  - estes movimentam-se a uma profundidade de apenas 200 a 300 metros, inferior à de outras espécies. O tubarão-branco passeia-se junto ao Algarve.

10. Os tubarões dormem?

Não propriamente, existem espécies que descansam no fundo do mar, mas os olhos seguem o que estiver a nadar por perto. Outros descansam metade do cérebro à vez, como fazem os golfinhos. O galhudo-malhado usa a espinha para coordenar a natação e descansar todo o cérebro sem parar.

Fonte: Tubarões! 50 factos incriveis sobre o maior predador subaquático do planeta, QUERO SABER, Queluz de Baixo, Barcarena, pag. 34-41, nº 23 Agosto 2012.
Não te esqueças de seguir a página de facebook do blog, pois muitas outras curiosidade se encontram lá!

7 comentários:

Cláudia Ponte disse...

Gostei muito de ler estas curiosidades :)

Women's Stuff

Tulipa Negra disse...

50 mil dentes!? Uau!

Caty disse...

Fogo é muito dente :o

*Beijinhos*
Caty<3
http://myfairytale4.blogspot.pt/

Amy ⚓ disse...

um cão dentro de um tubarão? credo! :o

Sarah in Wonderland disse...

Gostei, obrigada!

IDireito disse...

Por acaso conhecia a maioria dos factos mas fiquei surpreendida com o facto de se descobrir uma nova espécie a cada duas semanas!
beijinhos
http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

Nea ☽ disse...

É cada coisa estranha que eles têm dentro deles :o
E olha a diferença entre os humanos que morrem às "mãos" deles e o contrário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...