2 de fevereiro de 2017

5 curiosidades surpreendentes sobre Chitas!


Sim, elas são muito rápidas, as suas crias são muito amorosas  e estão enfrentando a extinção. Mas aqui estão cinco curiosidades que provavelmente não sabias sobre este magnifico felino!

1. Existe uma pequena população de chitas no Irão

Quando pensamos numa chita imaginamos sempre esta num grande pano de fundo de paisagens africanas. No entanto, existe um pequena população de uma subespécie criticamente ameaçada (devido à destruição do habitat e caça furtiva) que se encontra nos planaltos centrais do Irão, a Chita-asiática (Acinonyx jubatus venaticus).
A população na natureza está estimada entre 60 a 100 animais, sendo que menos da metade representa indivíduos aptos à reprodução.


2. A sua taxa de sobrevivência é MUITO baixa

As crias de chita têm um inicio de vida bastante difícil. Não existem valores exactos em relação à mortalidade, mas acredita-se que sejam muito elevados. Muitas mortes são atribuídas aos leões ou outros predadores menos conhecidos como hienas, babuínos e aves de rapina.
No entanto doenças e a actividade humana também têm vindo a contribuir para o elevado número de mortes. E infelizmente o comercio ilegal de animais exóticos nos Estados do Golfo - onde as crias são compradas como símbolos de moda no mercado negro, tem levado a um efeito nefasto na espécie.


3. Uma chita a correr é transportada pelo ar mais de 50% do tempo.

As chitas são animais muito rápidos, tendo já sido registado uma velocidade máxima de 96 km/h. Que é duas vezes mais rápido que Usain Bolt, que correu a 44,7 km/h no seu recorde mundial de 100 metros de sprint. 
Incrivelmente uma chita é tão rápida na sua velocidade máxima que atinge um comprimento de passada de 7 m e gasta mais de metade do tempo no ar. No entanto, estes animais não se conseguem manter durante muito tempo nesta velocidade, tendo cerca de 20 segundos para fazer uma captura. 


4. Elas não conseguem rugir, subir às árvores ou ver bem no escuro.

As chitas são na verdade uns gatos grandes estranhos. Embora a sua velocidade seja sem dúvida a sua arma mais poderosa, estas não podem fazer algumas das coisas que outros grandes felinos fazem.
Não podem rugir, em vez disso elas ronronam, chilreiam, sibilam e até latem!
Não são bons em escalar árvores, mas isso não impede as crias de tentarem subir às árvores.
E surpreendentemente, a sua visão nocturna não é melhor do que a nossa. Na verdade, estes grandes gatos são diurnos, preferindo caçar no início da manhã e no final da tarde.


5. As fêmeas são solitárias ao passo que os machos vivem em grupo

A chitas fêmeas têm o árduo desafio de cuidar dos seus filhotes sozinhas. Estas mães solteiras têm de caçar todos os dias para sustentar as suas crias. As fêmeas só conhecem outras chitas para acasalar e quando elas estão prontas para isso é hora de os seus filhotes se defenderem por si mesmos.
Enquanto isso, os machos geralmente formam grupos de até cinco indivíduos que permanecem juntos por toda a vida. A maioria dos elementos do grupo são irmãos, mas por vezes outros indivíduos juntam-se a eles.


Não te esqueças de seguir a página de facebook do blog, pois muitas outras curiosidade se encontram lá!
Fonte: http://www.bbc.com/earth/story/20170201-things-you-didnt-know-about-cheetahs

6 comentários:

Catarina disse...

As chitas tão tão fofinhas *_* Adorei as curiosidades sobre elas, sinceramente é um animal que não conhecia muito!

Unknown disse...

Não fazia ideia de alguns desses factos! Achei especialmente interessante o que diz que são maioritariamente transportadas pelo ar :)
Kiss, Mariana Dezolt
Messy Hair, Don’t Care

pequenasvontades disse...

Que animal bonito =)

Raquel Loio disse...

Achei muito interessante, não sabia algumas coisas :)

Tulipa Negra disse...

É um animal fabuloso. Aprendo sempre qualquer coisa com as tuas publicações =)

Lúcia Sousa disse...

As chitas são um animal tão bonito :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...