20 de março de 2015

Aardvark

O Aardvark (Orycteropus afer) também chamado de porco-da-terra ou porco-formigueiro é um estranho mamífero africano e é o único representante vivo da ordem Tubulidentata, da família Orycteropodidae e do seu género. E apesar de apresentar pequenas semelhanças com um porco, nada tem haver com ele. Distribui-se por todas as planícies e savanas do sul de África, tendo preferência por solos arenosos aos rochosos onde é difícil de cavar. 
É um animal de médio porte que pode pesar entre 40 a 100 kg e medir entre 140 a 220 cm. Tem uma pele espessa e de cor amarelada a acastanhada, revestida por poucos pelos, e orelhas compridas e bicudas. A língua, vermiforme, tem uma superfície pegajosa e pode chegar a ter 30 centímetros. Consomem essencialmente térmitas e formigas, contudo ocasionalmente comem outros insectos, pequenos roedores e frutos.  De modo a conseguirem alimentarem-se destes insectos e como protecção contra predadores, estes mamíferos desenvolveram uma excelente capacidade para escavar buracos e túneis no subsolo, podendo enterrar-se completamente no solo em menos de 1 min e escavar tocas com até 3 m de comprimento. 
São animais essencialmente nocturnos e solitários, passando o dia a dormir enrolados nas suas tocas e a noite em busca de fontes de alimento.  A gestação dura em média 7 meses e resulta numa única cria, embora tenham sido registados nascimentos de gémeos. As crias nascem dentro de tocas e mantêm-se escondidas por várias semanas e atingem a maturidade sexual aos dois anos. 

Não te esqueças de seguir a página de facebook do blog, pois muitas outras curiosidade se encontram lá!
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Orict%C3%A9ropo; http://www.terraselvagem.com/animais/mamiferos/oricteropo/.

9 comentários:

Cláudia Pereira disse...

:o e eu que não sabia que existiam! (acho)
O nome é mesmo estranho!

http://atualidadesbyclaudia.blogspot.pt/

Caty disse...

Nunca tinha visto :o

Nea ☽ disse...

É mesmo engraçado!
Desconhecia...

Nea ☽ disse...

P.s. Já respondi às tuas perguntas! Obrigada :)

Ember Blue disse...

So cutee :)
Beijinhos*

Isa Sá disse...

Nunca tinha ouvido falar desse animal.

Isabel Sá
https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

Unknown disse...

Os que mandei vir foram estes linda: http://www.ebay.com/itm/131056279821 :)

Nea ☽ disse...

r: Ainda bem que gostaste, fico feliz por saber!

Unknown disse...

O conheci agora no NATGEO WILD...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...